Na Faculdade de Medicina em St. Louis University Washington, pesquisadores verificaram que tomar suco concentrado de beterraba gera um considerável benefício de aumentar a potência muscular em pessoas com insuficiência cardíaca, resultado também foi observado em muitos atletas de elite, sugere que nitrato na dieta melhora o desempenho muscular.
Tomando como fonte de estudo inicial que afirma – Atletas de elite, especialmente ciclistas que usam suco de beterraba conseguem aumentar o desempenho, Andrew R. Coggan, PhD, professor assistente de radiologia, sugeriu tentar a mesma estratégia em pacientes com insuficiência cardíaca.
A beterraba contém numerosas propriedades nutritivas, trazendo benefícios para organismo funcionar com eficiência, citamos algumas delas, auxilia nas funções do sistema nervoso, evita anemia, bom diurético, ativa o sistema imune, suas fibras melhoram a digestão, controle da pressão arterial, oferece energia ao organismo, além de outras.
No processo de conversão no nosso corpo, ao ingerir o suco da beterraba o nitrato é convertido a nitrito, alguns deles se tornam óxido nítrico. A função do óxido nítrico na regulação da pressão arterial e promoção da saúde cardiovascular já foi estudada e confirmada.
O óxido nítrico exerce uma regulação da vasodilatação, promove um relaxamento dos vasos sanguíneos melhorando o fluxo sanguíneo, seria útil para proporcionar chegada de mais oxigênio os músculos. O óxido nítrico também ajuda as mitocôndrias tornar-se mais eficientes. Estudos realizados no passado demonstraram que ratos com dietas ricas em nitrato alcançaram uma contração muscular rápida, resultando em mais força do que os ratos em dieta sem a presença de nitratos.
Em 2011 pesquisa avaliou a capacidade de nitratos presentes na suplementação dietética, eram capazes de melhorar a tolerância ao exercício de alta intensidade.
Publicação na revista Circulation: Heart Failure, cientistas relataram dados de alguns pacientes com insuficiência cardíaca, observaram que duas horas depois da ingestão de suco de beterraba os pacientes tiveram um aumento de 13% na potência dos músculos, mas não viu melhorias no desempenho durante os testes mais longos que medem a fadiga muscular.
Os pacientes do estudo serviram como seus próprios controles, com cada um recebendo o suco de beterraba e um placebo idêntico que tinha apenas o teor de nitrato removido. Houve um período de uma a duas semanas até avaliação para ter certeza de quaisquer efeitos do primeiro tratamento não transitar para o segundo. Nem os participantes do ensaio nem os investigadores sabiam a ordem em que os pacientes receberam o suco de beterraba e placebo.
A insuficiência cardíaca torna-se um problema de todo o corpo por causa das mudanças metabólicas que acontecem, aumentando o risco de doenças como a resistência à insulina e diabetes e geralmente levando a músculos mais fracos em geral.
Observaram que a magnitude alcançada com o produto, em pacientes com insuficiência cardíaca é equivalente aos que fizeram dois a três meses de treinamento de resistência.
Os nitratos em suco de beterraba, espinafre e outros vegetais de folhas verdes, tais como rúcula e aipo são processados pelo corpo em óxido nítrico, que é conhecido por relaxar os vasos sanguíneos e tem outros efeitos benéficos no metabolismo.
Com a crescente evidência de um efeito positivo de nitratos alimentares em pessoas saudáveis, atletas de elite e agora pessoas com insuficiência cardíaca, os pesquisadores também estão interessados em estudar nitratos alimentares em populações idosas. Novos estudos estão em andamento para obter respostas mais aprofundadas sobre a beterraba na promoção de uma melhor qualidade de vida.