Não é uma previsão de Silvanotradamos, mas sim uma tendência natural que suas categorias se tornem seus blogs futuramente.
Os blogs criam categorias que serve para organizar os posts e facilitar as buscas, e são batizadas com nomes que possam servir de referência para os assuntos destes posts ali fixados.

Com o passar do tempo o blog vai criando uma tendência interna e começa a girar mais em torno de algumas categorias, seja por afinidade do editor ou simplesmente por começar a cativar maior quantidade de leitores para aquele setor do blog, com isso naturalmente cria-se mais post para aquela categoria. Surge a idéia de transformar aquelas categorias em novos blogs.
Nada mais óbvio que isso aconteça, pois assim você cria um novo espaço para publicidade com este novo empreendimento e atrai facilmente o público que já tinha no outro blog, com a vantagem de saber o que este público gosta, como realizam as buscas, enfim você os conhece bem. Será que vem por ai japinha.net do Noronha, ou do Nerdcore.com do Rodrigo Reis.
Hoje mesmo quando fazemos um post, com o scribefire dica do Tiago Celestino antes de afixar em uma categoria (não sei se o WordPress MU já faz isso) devemos escolher em qual dos nossos blogs o colocaremos e depois que escolheremos em qual categoria.
Devemos pensar sempre que poderemos desta maneira tirar um pouco do “encanto” do blog raiz, mas como todo blogueiro e muito sagaz, vai logo encontrar uma saída para potencializa-lo novamente.
Pensando nessas possibilidades estou querendo criar (será?) a categoria mulheres que esbanjam saúde, já teria etiquetado nesta categoria o post da Fani, e agora poderia fazer um novo com a Carollini, segundo lugar no programa da Globo, Big Brother Brasil 7 (bbb), que assinou com a revista Playboy para fazer várias fotos e ser a capa da edição de maio, blogadão informou, esta morena índia pode com certeza elevar uma categoria de um blog ao posto de novo blog.
Para sua comodidade compare preços de: Notbooks, Celular, palm, DVD, web cam no BuscaPé
Para sua segurança compare preços de: Portão eletrônico, Cerca elétrica, Alarmes, Sensores no BuscaPé.
Dudu, obrigado pelo convite.
Mário, pode ser também uma categoria de aviões, paixão – tudo para dar certo.
[…] brasileira (como os excelentes posts Ninguém gosta de festa vazia, muito menos de blog vazio e Suas categorias serão seus blogs no futuro). A primeira delas tem relação com problogger e sobre os próprios blogs. Para quem anda pela […]
Concordo com a tese sobre as categorias. Em geral o blogueiro começa a escrever sobre uma gama de coisas e depois com o passar dos posts vai escolhendo a área que mais gosta ou que escreve melhor. Quando a Fani e a Carol, são assuntos interessantes, e que movimentam bastante o blog… Já pensei nestas “categorias” mas ainda não sei se quero publicar este tipo de coisa, mas a tentação do adsense e afins é grande, por que esta categoria atrai visitas… Abraços!
Oi Silvano
O meme da Carol tá com vagas em aberto. 🙂
Rodrigo, muito legal isso, planejar as ações.
Chawca, mas neste ritmo de crescimento logo vai mudar de idéia.
Gilson, nem é bagunça assim, e tem mais categorias que possuem potencial para blog.
meu blog sempre foi uma bagunça. escrevo sobre tudo um pouco. Tudo que faça parte de meu universo nerd, é claro. Mas, nessa semana criei um blog para falar de um assunto que não ficaria bem no meu blog principal. Por ser um lance mais denso pensei que seria melhor inaugurar um espaço novo. Ou seja, nem categoria ele virou, foi direto para um novo endereço. Mas, tenho várias categorias que poderiam virar blogs independentes, mas aja tempo para atualizar isso tudo e pagar hospedagem.
Eu ainda prefiro concentrar tudo em um lugar só, naõ tenho grandes pretensões, mas realemtne em alguns blogs as categorias parecem ser vários blogs diferentes…
Boa sacada…
Silvano, acho interessante esta teoria de as categorias se tornarem um “sub-blog” ou até mesmo outro blog. Eu mesmo escrevo (tento, ao menos) diferente em diferentes categorias. A Nerdcore é uma categoria extreme, porem ainda tento manter o nível nela mais acessível. Porem, eu estou gerando um outro blog, para não entulhar mais categorias no digoreis.net. Um especifico para meu curso de Engenharia Elétrica.
Abraços
Noronha, Tiago e Alexandre, Muito obrigado, e acho que a categoria está começando me interessar, depois do aval de gente que entende. Neto: desportalização? Estava pensando durante criação do texto que poderia acontecer uma terceirização das categorias sendo cedidas a editores escolhidos para postarem somente em categorias predeterminadas e o wordpress já viria com campo para designar que aquele editor X poderia postar assuntos somente na categoria Y. Júnior, pode ser que sim, mas tem muita gente entrando nisso e muitos vão vir também, respeito muito este ponto de vista e sei que o Neto também adota esta linha. Abraço… Read more »
Haha, gostei da nova categoria, que sabe um novo blog. Seu texto é bacana, e penso da mesma forma que você, aliás, já penso em fazer outros blogs sobre assuntos que já percebi chamar a atenção dos visitantes.
Valeu por me linkar e caso faça um texto falando da nudez da Carol na playboy me avise para te linkar.
abração
Silvano, achei tudo muito bacana, mas acho que vai acontecer com uma pequena parte dos blogs, eu por exemplo não penso muito sobre o frigideira, não dou muita importância a ele, não imagino ele rendendo alguma grana, não imagino ele fazendo alguma diferença para alguma coisa. Ele é somente um repositório pessoal de idéias e histórias com acesso aberto e possibilidade de comentários.
Um abração broder
Será que o futuro será a “desportalização” (inventei agora)???
Será mesmo que os multiblogs vingarão?
Abraço
Tenho a mesma opinião do Noronha. Acho que as categorias é algo que com o tempo vai crescendo e ganhando muito mais espaço do que se imagina.
Abraços e também quero vê essa “mulheres que esbanjam saúde” 😀
Excelente teu texto, pensei exatamente o mesmo, há categorias que, por sorte ou comprovação de teses, acabam crescendo a ponto de merecer espaço próprio. Gostei da idéia do “mulheres que esbanjam saúde”, ficaremos aguardando, hehe…