Um dispositivo leve que pode ser acoplado a smartphone normalmente encontrados no mercado, foi produzido pela universidade da Califórnia, o equipamento realiza teste para detecção de albumina, uma proteína encontrada no sangue que quando aparece na urina representa um sinal de perigo, o teste sendo realizado na casa do paciente reduz visitas ao médico e monitora melhor os índices da proteína.
O dispositivo direcionado para trabalhar com smartphones foi desenvolvido no laboratório de pesquisa da Aydogan Ozcan, professor de engenharia elétrica e bioengenharia da UCLA Henry Samueli Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas, e diretor associado do Instituto de NanoSystems Califórnia.
O gadget é extremamente leve e fácil de transportar, o paciente deixa na sua casa e assim pode determinar níveis de albumina na urina e transmitir os resultados dentro de segundos para o médico assistente manter um controle sobre os resultados.
“O teste Albumina é feito com frequência para avaliar os danos nos rins, especialmente para pacientes com diabetes”, disse Ozcan. “Este dispositivo fornece uma plataforma extremamente conveniente para pacientes crônicos em casa ou em locais remotos, onde os telefones celulares funcionam.”
A urina é injetada em um pequeno tubo fluorescente, e feixes de luz são projetados ao longo do trajeto e por meio de líquido controle um aplicativo Android faz a verificação da intensidade da luz. A concentração de albumina na urina, tem uma precisão de menos de 10 microgramas por mililitro, de acordo com a investigação, dentro dos padrões clínicos aceites utilizados no diagnóstico de condições tais como a microalbuminúria, a excreção de albumina na urina.
Esta ferramenta de testes automatizados para albumina rodando em um smartphone pode ser útil para o diagnóstico precoce da doença renal ou de monitoramento de pacientes crônicos, especialmente aqueles que sofrem de diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares.