O exame sorológico para caxumba IgG e IgM possibilita verificar a resposta produzida pelo organismo quando ocorre a infecção natural ou quando a pessoa foi vacinada. O teste serve para o diagnóstico da caxumba que é causada por um paramyxovirus, contagiosa e de curta duração. Se a pessoa está com a doença ativa ou se a pessoa está imune pode ser confirmado no exame ao testar IgG e IgM.
A característica clínica principal da caxumba é o desenvolvimento de parotidite uni ou bilateral, sendo possível o envolvimento secundário de testículos, ovários, sistema nervoso central, ouvido, pâncreas e outros órgãos. Se você teve a doença a imunidade alcançada dura a vida toda, mas pequenas reinfecções podem ocorrer, e até passar despercebidas.
Jejum e coleta do sangue
O exame pode ser realizado em um laboratório de análises clínicas de sua cidade, o ideal é que fique pelo menos 4 horas em jejum antes da coleta do sangue, de preferência no período da manhã. Leve o pedido do exame feito pelo médico e se tiver convênio não esqueça sua carteirinha do plano de saúde. Os lactentes podem coletar imediatamente antes da próxima mamada. O sangue será coletado da veia do braço.
O resultado geralmente demora de 2 a 8 dias para ser liberado.
Resultados do exame de caxumba
Se você fez o exame e no resultado que o laboratório entregou consta um valor positivo para anticorpos IgM, indica infecção recente, podendo ser detectada nos primeiros dias e mantendo-se por 1 a 3 meses.
Em pacientes crônicos, após vacinação ou no caso de mães que transferem a imunidade delas para seus filhos ou fez uso de gamaglobulina hiperimune, os anticorpos IgM estão ausentes.
Os anticorpos IgG surgem após o IgM mantêm-se em níveis protetores de forma duradoura.
Os recém-nascidos de mães imunizadas, naturalmente ou por vacinação, apresentam níveis protetores de IgG até cerca de 6 meses de idade.
A infecção aguda se confirma com a detecção de anticorpos IgM e IgG. Somente a presença de anticorpos IgG traduz imunidade decorrente de infecção natural ou vacinação.
Valores normais e alterados
Pelo método de imunoensaio enzimático os valores de referência para caxumba IgM:
Negativo: menor ou igual a 0,90.
Indeterminado: 0,91 a 1,09.
E positivo ou reagente: maior ou igual a 1,10.
Para caxumba IgG:
Negativo: menor ou igual a 0,90.
Indeterminado: 0,91 a 1,09.
E positivo ou reagente: maior ou igual a 1,10.
Outros laboratórios liberam pelo método de Imunofluorescência:
Anticorpos IgG
Não reagente : Ausência de anticorpos.
Reagente: Anticorpos IgG (Infecção pregressa).
Anticorpos IgM
Não reagente : Ausência de Anticorpos.
Reagente: Anticorpos IgM (Infecção aguda/recente).
Leve seus exames para o médico que solicitou os testes, ele vai indicar o melhor procedimento a ser seguido.