Uma empresa, fabricante de dispositivos móveis, tablets, smartphones, software, (Abi), fez uma pesquisa e prevê que haverá mais de 1 bilhão de downloads de app anuais relacionados com a saúde até o ano de 2016.
O crescimento deste mercado Apps será forte nos próximos cinco anos, a empresa projeta um crescimento do mercado de sensores sem fio para mais de 400 milhões de aparelhos até 2014. Identifica três grandes categorias para este crescimento: saúde e fitness, vigilância da saúde em casa, telemedicina e profissional de saúde. O crescimento será impulsionado principalmente por esportes e aplicações de fitness, com previsão de superar 80 milhões de dispositivos até 2016 apenas nesta área.
Estes crescimento acelerado na produção de equipamentos para esportes e fitness e consequentemente de app para monitoramento, controle, vigilância, acionamento, coleta de dados, ocorre principalmente por não ter um rigor na aprovação pelos órgãos reguladores como ocorre com os dispositivos com funções mais direcionadas para a saúde especificamente, por isso fica mais fácil colocar estes dispositivos no mercado.
Além disso, o público alvo que pratica esportes, busca um corpo bonito, frequenta academias, tem condições de ter um smartphone legal para baixar apps e certamente vai adquirir dispositivos e sensores portáteis que vão avaliar com precisão, por exemplo, a velocidade de caminhada, passo, largura do passo e inclinação do corpo para monitorar a atividade, fisioterapia, e até mesmo detectar sinais de alerta que uma pessoa pode estar em risco de queda.