[Atualização] : Por favor leiam o novo modelo de rotina para envio de lâminas, neste texto explico melhor, em detalhes como vai funcionar para que eu possa enviar o material. [/Atualização]
Professores de ciência, biologia, química, análises clínicas, técnicos de patologia e alunos de escolas e cursos técnicos necessitam de lâminas para estudo e trabalhos, ao visitarem o blog, durante pesquisa, solicitam se eu não tenho e se poderia enviar lâmina já com o material pronto e corada, para estudo e visualização no microscópio. Já enviei para várias pessoas que me solicitaram, lâminas de malária, leshmaniose, tuberculose, hanseníase, ou mesmo contendo espermatozóides, bactérias, como diplococos em casos de gonorréia entre outros, que podem ser detectados por pesquisa em lâminas coradas pelos métodos tradicionais.
Para mim não é difícil conseguir estes materiais, no laboratório do hospital onde eu trabalho detectamos sempre estes protozoários e bactérias na rotina clínica do laboratório. Além disso, tenho muitas guardadas em caixas box, como arquivo pessoal, é isso mesmo, as pessoas colecionam selos, obras de arte, eu coleciono lâminas coradas contendo microorganismos causadores de doenças, claro eles estão mortos e depois de coradas não oferecem nenhum risco de transmissão de doenças, fiquem tranqüilos.
Tenho também lâminas coradas de hematologia, são de leucemias, anemias, reticulócitos, e muitas outras de doenças relacionadas ao sangue. Inclusive para mostrar para alunos em feiras de ciência uma que contém sangue normal com as hemácias “redondinhas” e no mesmo material hemácias elípticas e em forma de meia-lua ou foice encontradas na anemia falciforme, são ótimas e renderá elogios.
Sei que em certas regiões do país, é raro encontrar algumas destas doenças, ficando difícil montar uma caixa porta lâminas completa, com todas as patologias, por isso é importante esta integração.
Recentemente um professor me enviou um email:
Silvano, gostaria de mostrar no microscópio, para meus alunos do curso técnico de patologia e biologia, lâminas coradas de malária, se pudesse me enviar pelo correio agradeceria muito.
Neste mesmo dia foi encontrado em um exame de sangue de um paciente internado, vindo de outra região, o Plasmódium vivax, causador da malária, feita a coloração e identificação, enviei ao meu colega, uma semana depois ele me mandou outro email agradecendo. Colaborar com as pessoas, de uma forma ou de outra é bom.
O único problema é que para realizar este procedimento eu tenho que dispor de material, um certo tempo para preparar, deslocar até o correio, e pagar para destinar este material até o solicitante. Resolvi então, que para cobrir estes pequenos gastos solicitarei um depósito de R$ 10,00, por esta irrisória bagatela, rs, lhes envio a lâmina solicitada, claro em alguns casos pode demorar um pouco até conseguir disponibilizar o material, mas envio com maior prazer.
Portanto, agora suas aulas expositivas na escola ou faculdade, feiras de ciências ou seus testes aleatórios de laboratório para pesquisas super, hiper, mega, secretos contam com um fornecedor de importante matéria prima.
Para solicitar basta me informar na página de contato ou mesmo nos comentários logo abaixo.
Antes de comentar ou solicitar suas lâminas leia este novo texto sobre os procedimentos para envio do material.