As dificuldades financeiras podem interferir sobremaneira na relação saúde – doença, até em casos mais básicos de cuidados com a saúde, e mesmo a prevenção fica em segundo plano, prejudicando futuramente a saúde física e financeira da família.
Medidas simples podem contribuir para economizarmos dinheiro, evitando gastos desnecessários, pois a história de que a saúde não tem preço, não é verdadeira, ela tem preço, é muitas vezes é extremamente cara, ela exige, sim, uma atenção ilimitada. Encontre aqui algumas dicas.
- Adoção de dieta saudável aliada à prática de exercícios físicos regulares
- Realizar exames preventivos como recomendado para cada caso
- Aplicação das vacinas necessárias, nas crianças e também quando adulto
- Procurar um médico ainda cedo para evitar que pequenas dores evoluam e se tornem sérios problemas, que muitas vezes levam o paciente para sala cirúrgica.
- Usar medicamentos mais baratos, e que sejam reconhecidamente eficazes. Uma das opções atualmente é uso de genéricos, nas suas compras de medicamentos, evitando comprar “nomes” e sim substâncias químicas consagradas
- Nunca tomar medicamentos sem necessidade, consulte um profissional médico especialista para realizar uma boa consulta
Estas são medidas que podem reduzir muitos gastos com saúde, evitando repetições de medicamentos, pagos duplamente, buscando produtos químicos de qualidade, e principalmente adaptando-se a nova realidade de atenção à saúde, a prevenção para evitar gastos futuros.
Outra dica importante está relacionada ao vício, principalmente álcool e o tabaco, que além de onerar o orçamento familiar, também pode onerar futuramente, com surgimento de câncer, o pagamento pode ser alto, a própria vida, as ajudas para parar de fumar existem, basta querer.
Os planos de saúde e o SUS também representam importante relação com o gasto ou economia na saúde, cada um com seus benefícios e desvantagens, as quais podemos comentar em outro momento.
Outro ponto importante a ser observado para promover economias na saúde, principalmente no caso de idosos, hipertensos e diabéticos, por exemplo, podem se engajar nos programas direcionados para estes grupos, os quais recebem medicações, se sua prefeitura não está promovendo estes atendimento diferenciado à esta parcela da população, cobre do gestor municipal, este momento é ideal para fazer estas cobranças, em épocas de política tudo fica fácil, aproveite.
Gostaria de saber mas informações sobre maneiras de cuidar da saude. porfavor envie para meu email : polly_frei**@hotmail.com
a direção obrigado.
a saúde naum é brincadeira as vezes naum conseguimos poupar dinheiro.
Renata, é o que mais observamos quando trabalhamos na saúde, como referiu, as pessoas não se preocupam, deixam para a última hora, quando muitas vezes, não é possível fazer muita coisa, chegando a amputar uma perna, por exemplo, casos simples que tomam uma magnitude que jamais seria normal se fosse cuidado no início. Fatos que trazem prejuízo a este paciente, mais grave ainda, grande número destes casos são de doenças transmissíveis, que ao demorarem procurar tratamento, transmitem para várias outras pessoas o vírus ou bactéria,aumentando os gastos com um problema que poderia ser evitado, debilitando física e financeiramente outras pessoas.… Read more »
Tentando não gastar dinheiro por problemas de saúde, muitas pessoas deixam a saúde de lado, esperando que as doenças desapareçam por si só. Muitas vezes, são doenças que teriam tratamentos simples encontrados mesmo no SUS. Por não procurarem logo o tratamento, a doença evolui e, aí sim, precisam de exames e remédios caros.
Se cuidassem melhor de sua saúde, principalmente com prevenção, as pessoas diminuiriam muito seus gastos, além, é claro, de evitar problemas graves.