A segurança no trabalho depende de todos, do empregador fornecer condições ideais de trabalho e treinar a equipe de profissionais, e evidentemente o trabalhador também deve fazer sua parte, colaborar para que a sua segurança esteja acima de qualquer lucro, sabemos que muitas vezes ele precisa se sujeitar a certas situações de risco no trabalho para que não perca seu posto de trabalho, isso ainda acontece nos dias de hoje, infelizmente, mas este cenário está mudando. Vamos ver algumas fotos, imagens que exprimem um pouco a realidade dos fatos, atos que são cometidos e revelam absurdos, afrontas contra a vida do trabalhador nos mais diversos setores.
Na construção civil é típico observarmos trabalhadores se arriscando no trabalho, podendo sofrer acidentes graves e até chegar a óbito por ações que apenas com o bom senso poderia ser evitado, com um cuidado mínimo, com treinamento, com equipe de segurança no trabalho, com sipat.
Nesta imagem acima o chefe parece estar observando se nada vai acontecer com o trator para que o seu pessoal possa descansar na sombra proporcionada pela máquina, bem seguro? Obviamente que não.
Muitas vezes as pessoas fazem algumas atividades sem ter a noção exata do perigo que estão correndo, e quando os acidentes acontecem é tarde, ficam hospitalizados, perdem movimentos do corpo, perdem membros, e até em muitos casos perdem a vida, deixam esposa, esposo e filhos. Na situação acima o rapaz que segura a corda acredita que irá segurar o amigo caso chegue a cair, evidente que não conseguirá e ainda tem uma possibilidade grande de se machucar também.
O trabalhador deve zelar pela sua saúde e evitar situações que coloquem sua vida em risco, no texto “Segurança no trabalho – porque a empresa deve investir e o trabalhador deve participar“, mencionei, que um trabalhador que participa de palestras com técnicos de segurança do trabalho, ou estão inscritos em serviços de acompanhamento do trabalhador, PCMSO, compostos por técnicos, engenheiros, médicos, enfermeiras do trabalho, cipeiros, ficam muito mais ligados às causas da empresa como um todo e realizam seu trabalho de maneira mais responsável e acima de tudo com maior dedicação. Não exercem atos inseguros como estas das fotos. O trabalhador bem informado ganha em qualidade de vida, sua relação com a família se torna mais saudável, todos ganham.
Uma outra imagem típica de risco de acidente que fez muito sucesso aqui no site, por ter relacionado a imagem com um jogo dos sete erros foi essa:
O acidente de trabalho ocorre principalmente por duas causas:
1. Ato inseguro
É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. Ex. Ligar tomadas de aparelhos elétricos com mãos molhadas, se arriscar no trânsito em altas velocidades.
2. Condição Insegura
É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. Ex. Instalação elétrica com fios desencapados, guindastes com cabos deteriorados, locais de trabalho com pregos espalhados pelo chão.
Eliminando-se as condições inseguras e os atos inseguros é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais, papel da Segurança do Trabalho e CIPA.
Para finalizar mais algumas pérolas da insegurança no trabalho.
Portanto, você trabalhador deve lutar pela criação de equipes que defendam as boas condições de trabalho, e depois estar integrado com estas equipes, como CIPA, CLST, e outras, e também buscar que os colegas de trabalho se juntem ao grupo.