Se está ficando preocupado com aquelas rugas que começam a aparecer, saiba que esta é uma preocupação que aflige milhões de pessoas, uma das mais importantes em questões estéticas.
Um levantamento divulgado pela Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética (ASAPS) mostra que as marcas do envelhecimento continuam como um das maiores preocupações estéticas de homens e mulheres.
Em 2008, dos 10,2 milhões de procedimentos estéticos realizados nos Estados Unidos, pouco mais de 47% (4.889.659) foram tratamentos contra o envelhecimento, como aplicações da toxina botulínica (Botox), preenchimento facial com ácido hialurônico, peelings químicos e laser. Os números da entidade comprovam mais uma vez a tendência na busca por procedimentos mais simples, práticos e não-invasivos.
A aplicação de BOTOX® continuou no topo do ranking, onde está há nove anos. Em 2008 foram quase 2,5 milhões de procedimentos realizados. Já o preenchimento com ácido hialurônico, no terceiro lugar no ranking de não-cirúrgicos – atrás apenas da depilação a laser – apresentou um crescimento de 43% nos últimos cinco anos. O número de preenchimentos realizados com a substância passou de 882.469 em 2004 para 1.262.848 em 2008.
A faixa etária em que se concentra o maior número de tratamentos compreende pessoas entre 35 e 50 anos (45%), seguida por aqueles com 51 a 64 anos. O Dr. Vitório Maddarena, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, comenta que, no Brasil, a aplicação da toxina botulínica e o preenchimento facial também continuam em alta: “a possibilidade de obter um rejuvenescimento muito natural e sem a necessidade de cirurgia atrai muito os pacientes”.
No Brasil, com o lançamento de JUVÉDERM®, nova linha de preenchedores de ácido hialurônico da Allergan, a expectativa é atrair ainda mais mulheres e homens aos consultórios. Isso porque, além de outros benefícios, JUVÉDERM® possui um diferencial inédito no país: ele contém anestésico (lidocaína) na formulação, o que confere um procedimento muito mais confortável ao paciente.
Cada dia, mais pessoas estão se preocupando com a beleza, uma boa aparência além de ser bom para o ego, hoje também é um diferencial até mesmo para ter acesso a um emprego.
Agradeço a Aline Marques pela colaboração neste texto.