Instituições de saúde devem ter uma atenção redobrada com as questões relacionadas com a segurança no trabalho, especialmente nos cuidados com acidentes envolvendo materiais biológicos e químicos, mas muitas vezes estamos focados apenas nestes grupos de riscos e nos esquecemos dos riscos mecânicos ou acidentais aos quis ficamos expostos, eles podem trazer danos a pacientes, funcionários e visitantes.
Arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, eletricidade, incêndio e explosão, máquinas e equipamentos sem proteção, quedas e animais peçonhentos, podem estar presentes na área física de ambientes de saúde ou suas adjacências, fique atentos a eles, principalmente a equipe de segurança do trabalho, CLST ou CIPA, acidentes mecânicos estão sempre presentes nas estatísticas, causam muitos donos à saúde dos trabalhadores. Além deste citados, temos ainda acidentes físicos e ergonômicos.
Um exemplo simples pode ser visto na imagem deste texto, tirei a foto em um hospital que eu conheço, desculpe, não ficou muito nítida.
Uma decoração, em um dos corredores do hospital tem um pedaço de madeira trabalhada, a parte final avança um pouco para a área de passagem. Poderíamos dizer que é apenas uma estrutura bonita em um dos corredores do hospital, que não está na área das enfermarias propriamente dita, e sim em frente à área administrativa, inofensivo.
Realmente algumas decorações deixam o hospital com um ar menos sombrio, fica muito bonito, e pacientes se sentem um pouco melhor, se não fosse este corredor, local de passagem de pessoas para visitas.
Também podemos condenar este material naquele local, pois ali é caminho de acesso ao centro de imagem, por este local passa maca com paciente para fazer tomografia e RX.
O maqueiro ao transitar por ali transportando paciente pode atingir com a maca esta estrutura e causar uma queda do paciente ou mesmo do próprio maqueiro.
Alguns riscos podem ser facilmente eliminados, enquanto outros são de difícil solução, quando envolve estrutura física predial, por isso a importância de um bom projeto de engenharia para a área da saúde, fiscalização constante da equipe de segurança do trabalhador, ações preventivas, palestras sobre segurança e a sensibilização de diretores é possível evitar muitos acidentes, reduzir atestados, afastamentos temporários ou permanentes e até mesmo mortes por acidentes.