×

O trabalhador ou estudante tem direito quando doa sangue, de solicitar um atestado neste dia, para que possa ser liberado de suas atividades no seu local de trabalho ou na escola, descansando seu corpo para obter uma rápida recuperação, mas nem sempre chefes de setor, ou mesmo os próprios patrões gostam desta atitude, mas precisam entender que este é um direito do trabalhador, e por sinal o funcionário estará fazendo uma boa ação e isso é muito louvável.

A doação de sangue é um ato simples e que resulta em muitos benefícios para pacientes que frequentemente necessitam receber concentrados de hemácias, plasma, plaquetas e outros elementos presentes no sangue. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador porque a recuperação é muito rápida. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados no máximo 450 ml.

Trabalhadores e estudantes podem e devem doar sangue regularmente, mas algumas empresas não apoiam esta prática e chegam ao ponto de colocar empecilhos para que não ocorra, com medo do funcionário se ausentar do trabalho ao pegar atestado, mas trabalhador e patrões devem estar cientes de que o ato está previsto na CLT.

A Consolidação das Leis Trabalhistas CLT, referente ao abono para doação de Sangue.
No Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:
IV – por 1 (um) dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Lembrando que é apenas no dia da doação do sangue, portanto seria interessante ir ao banco de sangue fazer a doação logo de manhã para que possa ficar o restante do dia descansando.

É recomendável e perfeitamente justo informar o chefe de setor, o dia que irá realizar a doação, ou mesmo combinarem qual dia seria melhor para os dois lados. Quando exerci a função de coordenador, combinamos, e se tornou rotina, o funcionário fazer a doação na sexta-feira, primeiro que era bom para o trabalhador que esticava o final de semana, e bom para a instituição, pois era este o dia de menor movimento naquele setor, e também era favorável para remanejar outro funcionário para cobrir a falta, caso fosse necessário. Desta forma reduz as tensões que envolvem este benefício, evitando desgastes desnecessários entre patrões e empregados.

01 (um dia) é o ideal para o doador descansar e recuperar o volume sanguíneo doado. Ressaltamos que é especialmente importante o afastamento do trabalho para aqueles que exercem profissões que exijam esforço físico ou que possam comprometer a sua segurança pessoal ou de outras.

Este dia que o trabalhador não foi ao trabalho por ter doado sangue não pode ser descontado no seu salário, lembrando que é apenas um dia a cada 12 meses trabalhados. Não se esqueça de pegar um comprovante, atestando que realizou a doação de sangue.

Boa doação de sangue para você trabalhador.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Colete eletrônico ergonômico para ajudar trabalhadores da saúde levantar e transportar pacientes

Os problemas de saúde provenientes do trabalho, muitas vezes, limitam e até incapacitam trabalhadores, aqueles que necessitam fazer força para levantar objetos...

Leia tudo

Portaria visa combater discriminação relacionada ao HIV e a Aids nos locais de trabalho

Foi publicado recentemente portaria visando combate à discriminação relacionada ao HIV e a Aids nos locais onde a pessoa exerce ou pretende...

Leia tudo

Grande quantidade de alarmes falsos emitidos por aparelhos nos hospitais colocam em risco paciente e trabalhador

A segurança do paciente nos hospitais dos EUA ganhou atenção especial nos últimos anos, principalmente depois que um deles morreu em uma...

Leia tudo
segurança

Segurança no trabalho, fotos, atos e fatos que contam alguns absurdos e riscos

A segurança no trabalho depende de todos, do empregador fornecer condições ideais de trabalho e treinar a equipe de profissionais, e evidentemente...

Leia tudo

Pela aprovação do PLC 113/2005: Redução da Jornada de Trabalho do Farmacêutico para 30 horas

Quem trabalha na área da saúde sabe o quanto é difícil estar neste ambiente todos os dias, conhecemos muitas alegrias, nascimento de...

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x