Você sonha com aquela maravilhosa viagem e espera que corra tudo bem e seja um passeio perfeito, um momento especial para descansar e aliviar o estresse de longos meses de trabalho, mas na empolgação acaba se esquecendo de algumas coisas que podem causar transtornos e colocar o momento tão esperado a perder. Uma destas coisas é não levar uma pequena bolsa com remédios para situações de imprevisto com a saúde da família, então vamos relembrar algumas tarefas importantes e medicamentos fundamentais para levar em uma viagem.
Tenha sempre em mente que você pode chegar em um lugar, muitas vezes até mesmo desconhecido, e não contar com farmácias por perto ou qualquer tipo de apoio para estes casos.
Escolha uma pequena necessaire para colocar os medicamentos bem organizados e de fácil acesso, leve também alguns na bagagem de mão, você pode precisar durante o trajeto para o local que irá ficar, mas lembrando que se for de avião, saiba que, só podem ser levados na bagagem de mão, medicamentos com prescrição médica e apresentação de receita no momento de inspeção de raio X. Tem modelos de necessaire com pequenas repartições e bolsos para colocar os envelopes dos medicamentos.
Vamos começar organizar os produtos para compor nosso kit. Primeiro devemos colocar aqueles medicamentos que as pessoas da família ou do grupo de viagem fazem uso contínuo, para pressão, diabetes, e outros que são de uso diário, e mesmo viajando não podemos tirar férias deles.
Vale lembrar também, apesar de não ser um produto que irá levar, mas poderá evitar transtornos se fizer uso, que são as vacinas, para vírus da gripe, e se for sair para locais fora do país, ou até mesmo no próprio país será cobrado a vacina de febre amarela, esteja atento e com carteirinhas de vacina na bolsa, se perdeu a carteira siga até o local que você realizou a vacinação e peça uma segunda via. Procure saber se especificamente para este estado ou país que você irá, não tenha necessidade de vacina especial. Veja aqui no site da anvisa outros esclarecimentos acerca das vacinas.
Vamos ver a lista básica para a viagem.
- Analgésicos e antitérmicos: Tylenol, Dipirona ou outro de uso corriqueiro em sua casa. Leve também um termômetro.
- Antiinflamatórios: Pode ser o Diclofenaco, por exemplo.
- Antiácido, ou outro que possa usar para problemas estomacais. Se tiver crianças principalmente, não se esqueça daqueles para gases.
- Antialérgicos, como o polaramine.
- Antibióticos – Também podem ser necessário, mas como agora somente com receituário médico, só se já estiver fazendo uso.
- Antigripais – Pode ser interessante levar Targifor C, redoxon ou similar.
- Dor de Ouvido – Este realmente é muito importante, principalmente se estiver com crianças, devido as mudanças de pressão no trajeto pode ocorrer este tipo de dor, não se esqueça.
- Vômitos e enjoos – Muitas pessoas não se sentem bem durante a viagem e precisam de tomar este tipo de remédio, se já tiver acontecido outras vezes, tome antes de sair. O mais conhecido é o Dramin.
- Relaxantes musculares – Muitas pessoas ficam tensos durante o trajeto de avião ou carro e precisam deste tipo de medicamento.
- Colírios – Algumas vezes é necessário devido a mudança de clima, úmido ou seco, precisa de lubrificar e limpar os olhos.
- Antidiarreicos – Considere a necessidade de um medicamento deste tipo, pois as mudanças de clima, alimentação e demais situações podem trazer transtornos estomacais, o diasec é útil, mas considere a probabilidade de usar Floratil que está indicado como auxiliar na restauração da flora intestinal
- Curativos – O bandaid e merthiolate, compressas de gase e um esparadrapo pode ajudar.
- Pastilhas para dor de garganta – Com a mudança repentina de clima durante a viagem pode ser útil levar pastilhas para aliviar dores de garganta, se for forte use o antiinflamatório.
- Anticoncepcional.
- Descongestionante nasal – Um naridrin ou sorine.
- Protetor solar e repelente devem compor este kit de viagem básico para evitar queimaduras e afastar os mosquitos.
Se tiver criança no grupo, não se esqueça de ter medicamentos para a idade específica de cada um deles.
Claro, pode não ser necessário levar todos eles, mas observando a lista você será capaz de eliminar o que achar desnecessário no seu caso. Mas conte sempre com o imprevisto, existe a possibilidade de ocorrer.
Lembrando também que se for medicamento de uso contínuo ou controlados, é importante levar junto a receita que o médico emitiu, principalmente quando for para fora do país.
Aqueles medicamentos que não seja necessário receituário de prescrição: colírio, solução fisiológica para lentes de contato, com até 100 ml, podem ser levados sem problema.
Remédios para dor de cabeça e pílula pode levar na necessaire na bagagem de mão. Os outros é melhor mandar na despachada de porão.
Para aquelas pessoas que usam lentes de contato, não esquecer a solução de limpeza e os colírios específicos para lubrificação.
Antes de ir viajar consulte sempre seu médico, se informe sobre seus medicamentos específicos de uso rotineiro, esclareça dúvidas sobre receitas para adquiri remédios em outros países ou mesmo para ingresso no país.