Quando for escolher o presente para o dia das crianças, um item que não pode mais ser ignorado, a segurança que o brinquedo garante para quem for utilizar este produto, além do preço, qualidade e valor pedagógico, as partes que compõem este brinquedo devem ser avaliadas, do contrário poderá engrossar as estatísticas de acidente que freqüentemente tem ocorrido com as crianças manipulando estes presentes.
É sempre difícil decidir qual comprar, geralmente procuramos escolher aquele mais barato, mas muitas vezes este barato sai caro e traz prejuízos para a saúde dos filhos.
Desde que comecei a atuar na comissão de segurança no hospital, estas questões que envolvem acidentes sempre me chamam a atenção. Neste momento estou preocupado com a segurança oferecida pelos presentes que os pais vão escolher para dar aos seus filhos, principalmente porque ontem minha esposa comprou um pequeno carrinho para o sobrinho dela, mas logo que ele pegou o presente e começou a brincar percebi que alguma coisa estava errada, a roda do carro que era pequena e se soltava facilmente.
O problema é que o Guilherme ainda está na fase de colocar tudo que acha na boca, normal na idade que ele está. Para prevenir, buscando evitar um acidente em que poderia engolir a roda, tomei a decisão de arrancar esta parte do carro.
Toda vez que for comprar brinquedos para as crianças escolha também locais idôneos, lojas que demonstrem preocupação em vender produtos certificados, principalmente nesta época que existe uma grande variedade de marcas e modelos sendo vendidas nas lojas e camelôs, muitas delas oferecendo produtos sem selo de aprovação de qualidade expedido pelos órgãos responsáveis.
Fique atento, faça você mesmo uma avaliação do brinquedo, procure encontrar partes que possam se soltar facilmente, cortar, ou perfurar a criança, e evite comprar produtos que tenham estas características.
Outras dicas importantes é avaliar se não existe substância tóxica em alguma parte do produto.
Escolha um presente para seu filho, mas não se esqueça que além dos itens preço, qualidade, valor pedagógico, a segurança é fundamental para garantir a saúde da criança.