×

A presença do farmacêutico no PSF e demais unidades do SUS – Sistema Único de Saúde é fundamental para melhoria das condições de dispensação de fármacos, principalmente no que diz respeito ao ato de verificação de interações medicamentosas e condições gerais de uso do medicamento.

Projeto de Lei Nº. 3.752, de 2008, de autoria da Deputada Federal Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), que dispõe sobre a obrigatoriedade de presença de farmacêutico nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), neste momento tramita na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, acompanhe neste link o projeto na íntegra.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) propõe, aos farmacêuticos brasileiros, que entrem em contato com o (s) representante (s) de seu Estado na Câmara Federal, e solicite apoio à iniciativa da Deputada Vanessa Grazziotin, votando favoravelmente quanto ao mérito e ao texto proposto no Projeto de Lei, em tramitação na Comissão de Finanças e Tributação.

A Lei 5.991/73, que aborda o Controle Sanitário do Comércio de Medicamentos, não faz nenhum tipo de citação ou diferenciação sobre as farmácias públicas das privadas, apenas determina que a presença do profissional farmacêutico deve ocorrer nas duas, mas alguns gestores públicos, prefeitos, secretários estaduais e municipais de saúde, estão resistentes a aplicação da lei, uma diferenciação e especificação para este caso vai evitar equívocos de interpretação.

2 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Presença de farmacêutico nas unidades de saúde do SUS, projeto de …: Projeto de Lei Nº. 3.752, de 2008, de aut.. http://bit.ly/75ASf

Silvano, ótima ideia, pois eu mesma deixei de iniciar o uso de medicamentos depois de ler a bula, por exemplo: Quando tomei relaxante muscular por causa de dores na coluna, Cloridrato de Ciclobenzaprina – 10 mg, tive tontura, só que desta vez, quando o médico receitou, usou o nome comercial do remédio, no caso, Musculare, procurei a bula na Internet e resolvi não usar, pois é o Clor. de Ciclobenzaprina. Já me receitaram Propranolol para arritmia, e eu tomei apenas 2 comprimidos e fiquei toda inchada, o Metoprolol não fez efeito nenhum, talvez porque o médico receitou apenas 25 mg.… Read more »

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Soro antirrábico, quando é necessário usar

O soro antirrábico é um medicamento usado para prevenir ou tratar a raiva

Leia tudo

Como tirar amargo da boca causado por medicamento

Não é raro as vezes que sentimos gosto amargo na boca ao tomar algum tipo de medicamento, e realmente não é nada...

Leia tudo

Doar medicamento – Para quem e o que deve ser observado

A doação de medicamentos é uma prática solidária que pode ajudar muitas pessoas que enfrentam dificuldades para obter remédios necessários para o...

Leia tudo

Abertas inscrições para programa de líderes em saúde nas Américas

Para profissionais que atuam em saúde pública, relações internacionais, além de áreas afins – Abertas inscrições no Programa de Líderes em Saúde...

Leia tudo
app do MS e-saúde cartão nacional

Aplicativo e-saúde mostra seu cartão nacional de saúde SUS, consultas, medicamentos, veja como baixar e acessar o app

Está disponível nas lojas de aplicativos do google e apple o e-SAÚDE, uma ferramenta importante para gestão do sistema de saúde do...

Leia tudo
exame febre amarela diagnóstico

Febre amarela, exames laboratoriais específicos e inespecíficos, rotinas de coleta para diagnóstico

Febre amarela, exames laboratoriais específicos e inespecíficos, rotinas de coleta para diagnóstico laboratorial

Leia tudo
2
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x