O medicamento Prednisona é corticosteroide básico que apresenta estrutura química inerte e necessita de transformação biológica hepática para surgir a também conhecida prednisolona, que é a forma terapêutica que apresenta atividade. Com base nestes dados fica mais fácil analisarmos se existe diferença, efeitos e saber em quais condições de uso poderá ter resultados terapêuticos prejudicados.
Os dois fármacos mostram estruturas muito parecidas, porém, a prednisolona tem na sua configuração química um hidrogênio a mais, ligado ao oxigênio de uma das cadeias. E quanto aos efeitos antinflamatórios e imunosupressores se equivalem.
Qual dos dois tem efeito direto
Os dois fármacos são indicados para as mesmas coisas e usados da mesma forma, quanto a isso não precisa se preocupar.
Quando a pessoa toma um ou outro medicamento a atividade farmacológica deve ser promovida pela prednisolona.
Portanto quem irá promover o efeito do medicamento será a prednisolona, veja abaixo o motivo e como ocorre.
Prednisona e prednisolona qual a diferença
A diferença é que a prednisona necessita ser transformada biologicamente no fígado, e passa a ser prednisolona.
Por isso, mencionamos acima que quem irá promover os efeitos será a prednisolona.
Sempre que tomar prednisona, se o fígado funcionar normalmente teremos a transformação em prednisolona e resultados de suas atividades no organismo.
Em qual situação será indicado uso da prednisolona
Em condições que o paciente apresente disfunções hepáticas, o uso da prednisolona será mais indicado e poderá obter melhores resultados no tratamento.
O motivo de obter melhor resultado será devido ao organismo desta pessoa, que apresenta debilidade hepática, não necessitar realizar a biotransformação do fármaco prednisona em prednisolona.
Porém, não é indicado fazer por conta própria a troca de um medicamento pelo outro, o recomendado é que consulte seu médico para que ele avalie se esta troca não implicará em prejuízo para seu tratamento.
Veja também, a diferença de Loratadina e desloratadina, qual a diferença, como agem no organismo e os efeitos colaterais.