Conforme dito pelo Pedro, menos de 5% de brasileiros vão ser beneficiados pelas mudanças nos planos de saúde, a portabilidade prevê que as operadoras admitam clientes em suas carteiras sem exigirem carência para estes planos que migrarem, os 5%, se é que vão querer migrar.
A partir de abril, usuários que possuírem planos de saúde individual ou familiar contratados depois de 1999 vão ter opção de mudar de operadora desde que esteja com os pagamentos em dia e o plano de destino deverá ter a mesma faixa de preço do que possuía antes. Para um benefício pequeno, claro, tem que ter uma propaganda muito grande.
O próprio Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), reconhece que as medidas são restritas e poucos poderão usufruir da decisão, a migração só pode ser solicitada a partir da data de aniversário do contrato até o mês seguinte.
O número do telefone da ANS é o 0800.701.9656, existe também a possibilidade de entrar em contato com a ANS via site ou consultar um manual para tirar dúvidas dos usuários.