Plaquetas – Como contar e interpretar o resultado

CientíficosPlaquetas - Como contar e interpretar o resultado

Obs.: Este é um artigo técnico sobre contagem e interpretação de resultado de alteração nas plaquetas circulantes no sangue, isso pode lhe trazer novos conhecimentos, mas se não lhe agradar leia o próximo post.

Referências de busca: O que são plaquetas, trombócitos, coagulação, como realizar a contagem das plaquetas, valores normais, interpretação, aumento, diminuição, alterações.

Plaqueta ou trombócitos são células sanguíneas formadas na medula óssea, a partir de megacariócitos que se fragmentam e estes fragmentos são chamados de plaquetas, por isso são anucleadas, isto é, desprovidas de núcleo. Possuem tamanho de 1,5 – 3,0 micrometros e circulam no sangue como disco achatado, contribui na formação dos coágulos sanguíneos, integrando o processo de coagulação sanguínea.

Os valores de referência das plaquetas em adultos e crianças são de 150.000 a 400.000 por mm3 de sangue.
O aumento das plaquetas pode ocorrer por: doenças mieloproliferativas – LMC, mielofibrose, policitemia vera, doenças inflamatórias – febre reumática, artrite reumatóide, colite ulcerativa, doenças malígnas – carcinomas, doença de Hodgkin e outros linfomas.

Já as plaquetopenias ou diminuição do número de plaquetas podem ser hereditárias como síndrome de Wiskott-Aldrich, de Bernard Soulier e de Fanconi ou adquiridas (púrpura trombocitopênica idiopática secundária a doenças auto-imunes, anemias aplásica e magaloblástica, coagulopatias de consumo, malária, dengue (viroses), leucoses e outras).

Contagem de plaquetas:
Sinonímia: Contagem de trombócitos.
Material: Sangue com anticoagulante EDTA.
Preparo do Paciente: Jejum de 4 horas.

Outros exames que estão relacionados a este: Hemograma, Coagulograma, Prova do Laço, Retração do Coágulo, TS, Testes de Agregação Plaquetária.
Método: Método de Fonio; Contagem em câmara de Neubauer.
1) Método de Fonio
Fazer esfregaços finos, secar e corar pelos métodos habituais. Examinar ao microscópio com objetiva de imersão;
Contar 1000 eritrócitos em diferentes campos, anotando o número de plaquetas encontradas.
Cálculo:
Nº de plaquetas X Nº de eritrócitos por mm3 /1.000= número de plaquetas por mm3 de sangue
2) Método Direto

É realizado utilizando-se a câmara de Neubauer.

a) Líquido diliudor:

Citrato de sódio…………………………………………. 3,8 g
Formol a 40% (formalina)…………………………… 0,2ml
Azul de Cresil Brilhante……………………………… 0,1g
Água destilada…………………………………………… 100ml

Diluição
Pipetar 20 microlitros de sangue e diluir essa quantidade em 4,0 ml de líquido diluidor, dessa forma obtém-se a diluição 1:200. Homogeneizar cuidadosamente;
Carregar a câmara de contagem, colocá-la em câmara úmida para evitar a evaporação (sobre um papel de filtro molhado, cobrir a placa de Petri). Esperar 10 minutos para que as plaquetas se depositem.

Contagem:
Contar as plaquetas em 80 quadrantes (5 quadrados da divisão de eritrócitos) e multiplicar o resultado por 10.000.

Números normais de plaquetas por mm3 de sangue
Adultos e crianças: 150.000 a 400.000

Atualmente grande parte dos laboratórios realizam este exame em aparelhos específicos automatizados (cell dyn, micro 60 entre outros) para contagem destas e de outras células e na realização do hemograma.

Alterações na morfologia das plaquetas:
Plaquetas Gigantes ou Macroplaquetas: Expressam turnover acelerado de plaquetas. São observadas quando há destruição periférica exagerada, como na púrpura trombocitopênica idiopática, tromboses extensas e Síndrome de Bernard Soulier.
Micromegacariócitos: São encontrados nas síndromes mieloproliferativas e mielodisplásicas.

Anisocitose Plaquetária: Plaquetas de tamanho variado (pequenas, normais e grandes) sem predomínio de nenhuma das formas. Vista em situações onde existe aceleração do processo de produção de plaquetas como nas síndromes mieloproliferativas, mielodisplásicas e disfunções plaquetárias.

Plaquetas Dismórficas: Plaquetas de morfologia bizarra como ocorre na síndrome de Bernard Soulier e púrpura trombocitopênica idiopática crônica.

360 COMENTÁRIOS

360 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

[…] ou trombócitos são células sanguíneas formadas na medula óssea, a partir de megacariócitos que se fragmentam e estes fragmentos são […]

[…] 1 a 9 minutos, o resultado é normal. Resultado de 9 a 15 minutos, indica uma disfunção plaquetária. Para valores acima de 15 minutos é um valor crítico, e o teste deve ser interrompido e exercer […]

Ola.. Medi as minhas plaquetas e obtive um resultado de 182.000. Deverei ficar preocupado?

olá um resultado de plaquetas 410.50 quando o valor de referencia é até 450.000 é considerado normal?

Oi Silvano!

Minha sobrinha tem as plaquetas altas desde os 5 meses de vida. Hoje ela tem uma ano de idade e suas plaquetas estão em 700.000

Estamos aguardando a consulta com um hematologista!

Ola Eu fiz uma cirurgia bariatria e devido a complicações tive que retirar o baço, fiz um exame recente e minhas plaquetas deram 612, será que é normal?

Estou passando por um processo de exames dde um concurso para a função professor e no hemograma consta o VPM 11,10 sendo que a referencia é entre 7 e 10. Poderia ser algo que me colocasse como inapto para a função?

proteína c reativa de 1,1 mgl em bb de 40 dias e normal….

Boa tarde,peguei agora o resultado do hemograma da minha filha de 1 ano e 4 meses.A consulta com o pediatra é daqui um mes,fiquei preocupada com o resultado da contagem de plaquetas,deu 466/mil,sendo que tenho como valores de referencia 120 a 450/mil. Tenho motivos para me preocupar ?

bom dia, minha plaquetas deu 502.000 e fez outros exame depois de um tempo Coagulograma, Prova do Laço e outros e deu negativo só que minha plaquetas deu alta de novo 504,000 o que significa?

boa tarde.. o meu filho de 3 anos fez uma analise. em que o valor mínimo das plaquetas era de 200 e o máximo era de 400, o valor que ele apresenta é de 180. a enfermeira do hospital onde levantei as analises disse que nao era nada de preocupante. o que devo fazer…?! obrigado

oi minhas plaquetas estão marcando 246.000 entre 150.00 a 400.000 devo me preocupar?

meu bebe esta com 6 meses e com as plaquetas de 669 mm e normal

tenho um garoto de 3 anos e as plaquetas deram 559000. qualis os riscos que ele corre?

bom dia eu fis um exame do meu filho i gostaria de saber se a plaqueta 280.000 e normal

Boa noite!

Fiz um exame e o resultado das plaquetas foi, ñ apareceu números só apareceu, isso o que quer dizer? CONTAGEM AUTOMATIZADA DE PLAQUETAS PREJUDICADA PELA PRESENCA DE GRUMOS PLAQUETARIOS. HEMATOSCOPIA:PLAQUETAS APARENTEMENTE NORMAIS EM NUMERO. por favor me ajude a entender, estou muito nervosa com isso, a minha consulta ainda demora muito, desde já agradeço.

minhas plaquetas chegou há 23,000 é grave ?

FIz um hemograma e as minhas plaquetas estão em 453.0000 um pouco acima do limite que é de 150.0000 a 400.000. Existe algum problema

ola boa noite ,é normal o leococitos do meu filho de 4 anos ta em 8,6 mil/mm3

olá amigo
submeti-me a um hemograma completo e minhas plaquetas dera, 250.000 deveriam estar entre 150.000 e 450.000.
pergunto:-existe algum problema,devo preocupar-me?

Most Popular Articles