×

O PGRSSPlano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde, conjunto de medidas que uma instituição implanta visando o correto gerenciamento dos resíduos produzidos em um estabelecimento de saúde, farmácias, drogaria, postos de saúde, laboratórios, clínicas, hospitais, consultório odontológico, medidas que representam um avanço em busca do equilíbrio sócio ambiental, um processo monitorado pela Anvisa, teve no início atividades fragmentadas, passou por etapa de aceitação e implementação e agora é momento de analisar o processo.

Os modelos para baixar e metodologias para implantação podem ser lidos aqui no blog, já comentei sobre PGRSS em vários textos, e desta vez venho abordar pontos que considero fundamentais. Conhecido normalmente como 3Rs, os pilares do gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde, reduzir, reutilizar, reciclar, aos quais acrescento “T” e mais um “R”, o T4Rs – Treinar e reavaliar.

Sem dúvida alguma o plano é necessário e fundamental para disseminar uma ideia de sustentabilidade e responsabilidade, sem as quais estamos sujeitos a problemas ambientais, de saúde pública e de saúde do trabalhador. As legislações ANVISA RDC 306 e CONAMA 358 colaboram para manter o processo legal, mas o foco na consciência é muito mais vantajoso e rentável para todos os envolvidos.

Reduzir, reutilizar e reciclar, três pilares que apoiam o gerenciamento de resíduo, sobre eles:

  • Reduzir: Consiste em diminuir aquisição de produtos que gerem lixo não reutilizável, degradável. Basicamente buscar meios de reduzir a quantidade de resíduos produzidos. No plano devemos mencionar ações para redução do consumo de energia, água e materiais de alto risco e geração de resíduos.
  • Reutilizar: adotar novas ideias utilizando materiais que já exerceram a sua função para um outro fim. De preferência reutilizar em algo que possa evitar o uso de um outro produto, consequentemente praticando também o primeiro”R” reduzir. Embalagens plásticas podem ser usadas para armazenar ou transportar líquidos. No plano devemos mencionar ações para a reutilização de materiais.
  • Reciclar: Neste item, a intenção é transformar materiais utilizados e descartados para produzir novos produtos. Garrafas plásticas podem ser matérias para produzir elementos decorativos ou utilidades domésticas. No plano mencionar as ações necessárias para otimizar o sistema de reciclagem do estabelecimento de saúde, tais como segregação, coleta, parcerias com empresas que façam uso dos materiais reciclados.

Considero mais dois pontos fundamentais para sustentação e manutenção do gerenciamento do resíduo dos serviços de saúde, o treinamento e a reavaliação do programa.

O Treinamento

O treinamento é fundamental para que a equipe do serviço de saúde conheça o programa, a sua utilidade, e saber como fazer, como as ações deverão ser realizadas, saber as cores, os materiais que serão acondicionados em quais lixeiras, grupos, destino do material e principalmente o benefício que estas medidas trarão, a curto e a longo prazo, para estas pessoas e para seus filhos.

A Reavaliação

Outro item importante é a “Reavaliação”, conforme o tempo passa, se as pessoas ainda não aderiram as diretrizes do programa e as ações práticas ainda não estão totalmente incorporadas no cotidiano dos indivíduos que compõem a equipe, a tendência é cair no esquecimento, relaxar, e depois que isso acontece pode ser até mesmo, mais difícil a retomada das práticas corretas. Por tudo isso, é imprescindível “Reavaliar” o programa.

Reavaliar o programa, um ponto que a instituição que eu trabalho, apesar de ter desenvolvido muito bem as outras etapas, pecamos neste item. Consiste em identificar pontos falhos, pessoas que ainda não se adequaram, locais com pouco material para recolher os resíduos, localização imprópria de lixeiras, erros no transporte, armazenamento e destino final. Depois de apontar as falhas é momento para realizar reunião com todos os envolvidos para interferir no processo, mudar rotas, corrigir ações e readequar atividades que se mostrem inconsistentes. Só assim é possível manter uma motivação para continuação do programa da forma ideal.

1 Comentário
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Os pilares do gerenciamento de resíduos: 3Rs reduzir, reutilizar,reciclar, minha proposta + treinar e reavaliar T4Rs http://migre.me/107hm

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Quando doamos sangue podemos pegar atestado de quantos dias para folgar no trabalho ou escola e se recuperar

O trabalhador ou estudante tem direito quando doa sangue, de solicitar um atestado neste dia, para que possa ser liberado de suas...

Leia tudo

Colete eletrônico ergonômico para ajudar trabalhadores da saúde levantar e transportar pacientes

Os problemas de saúde provenientes do trabalho, muitas vezes, limitam e até incapacitam trabalhadores, aqueles que necessitam fazer força para levantar objetos...

Leia tudo

Portaria visa combater discriminação relacionada ao HIV e a Aids nos locais de trabalho

Foi publicado recentemente portaria visando combate à discriminação relacionada ao HIV e a Aids nos locais onde a pessoa exerce ou pretende...

Leia tudo

Grande quantidade de alarmes falsos emitidos por aparelhos nos hospitais colocam em risco paciente e trabalhador

A segurança do paciente nos hospitais dos EUA ganhou atenção especial nos últimos anos, principalmente depois que um deles morreu em uma...

Leia tudo
segurança

Segurança no trabalho, fotos, atos e fatos que contam alguns absurdos e riscos

A segurança no trabalho depende de todos, do empregador fornecer condições ideais de trabalho e treinar a equipe de profissionais, e evidentemente...

Leia tudo
1
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x