A busca por novos medicamentos é uma necessidade, aqueles utilizados hoje em dia geralmente oferecem soluções a curto prazo e nem sempre resolvem o problema definitivamente, antibióticos não matam mais bactérias com eficiência, analgésicos causam vários efeitos secundários, o efeito não dura muito tempo, mas pesquisadores da Universidade de Missouri descobriram um novo composto, boronicaine, que oferece melhores efeitos analgésicos/anestésicos, nova alternativa aos atuais.
A lidocaína tem sido utiliza como padrão ouro em anestésicos locais por mais de 50 anos, George Kracke, Ph.D., professor associado de anestesiologia e medicina perioperatória na universidade de Missouri, é o principal autor de um estudo com nova substância, o boronicaine.
“A palavra ANESTESIA traduz um estado de insensibilidade geral que pode levar a inconsciência, ao pé da letra, significa perda dos sentidos; pode ser produzida através da ingestão de drogas ou pode ser sintoma determinante de moléstia.
A principal diferença entre os termos ANESTESIA e ANALGESIA é que nesta última ocorre inibição da sensibilidade dolorosa sem perda da consciência.
Métodos anestésicos podem ser reduzidos a apenas analgésicos, dependendo do tipo de técnicas, doses e/ou concentrações das drogas utilizadas.
Boronicaine, poderia servir muitas das mesmas funções que um analgésico injetável ou tópico exerce, ao alterar aspectos da estrutura química de lidocaína, os pesquisadores descobriram que o novo composto fornece alívio da dor e durou cinco vezes mais do que a lidocaína. Na pré clínica, estudos da fase inicial, boronicaine oferece cerca de 25 minutos de alívio, em comparação com cerca de cinco minutos de alívio da dor com lidocaína.
Pesquisadores afirmam que, um anestésico mais duradouro reduz a dosagem ou o número de doses necessárias, limitando o potencial para efeitos colaterais adversos. Resultados preliminares mostram nenhuma toxicidade em estudos de dose única de boronicaine.