Quem trabalha na área da saúde sabe o quanto é difícil estar neste ambiente todos os dias, conhecemos muitas alegrias, nascimento de bebês, recuperação de pacientes, mas os momentos de dor por convivermos constantemente com casos de doenças graves e morte, além de problemas relacionados a risco biológico, químicos e físico do trabalho, acabam gerando nos profissionais uma carga de estresse e doenças. Por isso, acredito que a carga horária destes profissionais possa realmente ter características diferenciadas.
Em outro texto solicitei apoio para o projeto da enfermagem que está pleiteando jornada de 30 horas semanais, ainda tramita na câmara dos deputados, desta vez a classe que reivindica aprovação da jornada de trabalho com 30 horas é a dos farmacêuticos.
Na verdade, acredito que este movimento deveria ser levado adiante por todos os profissionais que atuam na área da saúde, todos deveriam ser beneficiados, mas cada classe está se mobilizando neste sentido individualmente.
Também a classe farmacêutica, além de outras categorias profissionais como a enfermagem, reivindicam a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais. Segue principais pontos do abaixo-assinado destinado ao Exmo Sr. Presidente do Senado Federal, Senador José Sarney.
Os cidadãos abaixo-assinados, brasileiros, solicitam de Vossa Excelência apoio imediato para apreciação, votação e aprovação do PLC 113/2005, que dispõe sobre a redução de jornada dos profissionais farmacêuticos para 30 horas semanais. Esta luta é histórica e permanente pela redução de jornada sem redução de salários junto às categorias dos trabalhadores. Em especial, as profissões da Saúde, em que integram os farmacêuticos, entendem que a qualidade do atendimento à população não pode ficar comprometida pelas jornadas extenuantes, muitas vezes em turnos ininterruptos.
A reivindicação tem respaldo também em orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que defende a redução como forma de melhorar o atendimento à Saúde para pacientes, usuários e trabalhadores no mundo inteiro.
Por isso, assumimos esta luta e conclamamos vossa excelência para juntos conquistarmos esta vitória da jornada de 30 horas para os profissionais farmacêuticos. Contamos com o seu compromisso pela saúde do trabalhador.
Informamos que a Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR) , fone (011) 3259-1191 – 3257-9126 está como referência no caso para maiores informações.
Siga Fenafar no twitter @fenafar e acompanhe as novidades do PLC 113/2005, participe também do Twittaço #jornadafarmaceutica30horas.