Começa nesta terça a Semana do Peixe, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), com a intenção de estimular o consumo frequente do produto e mostrar a importância do peixe para a saúde.
“a Semana do Peixe visa a atrair consumidores com promoções em diversos supermercados do país, seminários, festivais gastronômicos e ainda com distribuição de folhetos explicativos com orientações e dicas de como escolher um bom pescado”.
Não me lembrava de todos os textos que eu tinha escrito sobre o peixe, fiz uma busca e é impressionante como ele realmente representa um aliado para a saúde, vou citar alguns destes textos enfatizando a importância do pescado para prevenir e combater doenças.
- Orientação nutricional para anemia – Alguns deles: Carne de vaca, peixe, gema de ovo, frango, feijão, soja, lentilha, grão-de-bico, espinafre, brócolis…
Vários estudos já foram feitos indicando as vantagens dos ácidos graxos ômega-3, elemento presente em dois dos 10 alimentos mais saudáveis do mundo citados pela Renata.
- Crianças cujas mães comeram mais peixes no decorrer da gravidez se desenvolviam mais rápido e tinham melhores condições motoras e habilidades cognitivas.
- O ômega-3, presentes nos peixes, constituem alimentos importantes para quem precisa reduzir triglicérides.
O Issamu abordou em seu blog sobre o consumo de peixe, o brasileiro consome em média 7 quilos de pescado anualmente, segundo dados do MPA. O total recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, é quase o dobro, 12 quilos por pessoa a cada ano.
A política de disseminar a ideia de consumir mais peixe desenvolvida pelo governo deveria estar acompanhada de políticas que ofereçam condições da população ter acesso ao pescado em outros momentos e não apenas durante a semana de promoções, visto que o preço deste produto, na maioria das regiões é bastante salgado, mas a qualidade do peixe como substância benéfica a saúde é inegável.