O exame laboratorial de anticorpos antipeptídeo citrulinado cíclico ou Cyclic Citrullinated Peptide, anti CCP, um exame laboratorial que serve para diagnóstico precoce da Artrite Reumatóide por ser um teste mais específico para este fim. A realização do fator reumatóide juntamente com o anti CCP torna o diagnóstico de AR muito mais sensível e específico. Veja também o valor normal e alterado para este teste.
Na artrite reumatoide, o sistema imunológico, que é responsável por proteger o nosso organismo contra os vírus e bactérias, também ataca os tecidos do próprio corpo mais especificamente a membrana sinovial, uma película fina que reveste as articulações, causando inflamação neste local e consequente dor, inchaço e vermelhidão, principalmente nas mãos e nos pés.
O exame anti CCP vem sendo pedido pelos médicos com frequência com a função de proporcionar um diagnóstico precoce da doença artrite reumatóide, é o anticorpo mais específico da AR.
Usado por muito tempo como marcador de artrite reumatóide o FR Fator Reumatóide tem uma especificidade muito baixa (59 a 65%), devido se apresentar positivo no teste quando existe outras doenças reumáticas auto-imunes no organismo deste paciente, doenças infecciosas, neoplásicas e até pode dar positivo em pessoas sadias. Alem disso, este FR é detectado em apenas 33% em pessoas que estão com a doença no início, perdendo muitos casos que são positivos.
Com a chegada do exame anticorpos anti CCP facilitou distinguir os pacientes com AR. A sua sensibilidade é comparável ao FR, mas com melhor especificidade de 96%.
Estudos indicam que 70% dos pacientes com AR são positivos para anti CCP. E em pacientes europeus e norte-americanos evidenciou sensibilidade de 78% e especificidade de 96% para os anticorpos anti-CCP contra sensibilidade de 74% e especificidade de 65% para o FR IgM.
O material que será coletado para realizar o exame anti CCP será o sangue, não sendo necessário jejum, mas não deve ser coletado depois das refeições, para evitar que o sangue se apresente “gorduroso” e a condição da amostra interfira no resultado do teste.
Os valores normais e alterados observados no resultado do teste anti CCP realizado pelo método de Fluorimetria, será negativo quando for Inferior a 7 U/mL, e em casos Indeterminado: Entre 7 até 10 U/mL, e aqueles positivos devem apresentar: Superior a 10 U/mL. Sendo que um resultado positivo indica presença de anticorpos IgG Anti-CCP e sugere a possibilidade de Artrite Reumatóide.
O preço do exame varia de uma região para outra, mas geralmente está por volta de R$ 50,00 a 100,00.
A associação dos dois testes , FR + Anti CCP aumenta a sensibilidade e a especificidade no diagnóstico da doença artrite reumatóide.