Anticorpos anticitoplasma de neutrófilos ou ANCA, estes são autoanticorpos heterogêneos que reagem com múltiplos antígenos citoplasmáticos presentes em pequenos grânulos azurófilos primários dos neutrófilos, as células de defesa do sangue, e também reagem com os lisossomos do monócitos. Possuem duas denominações o c-ANCA quando o antígeno alvo é a proteinase e, como p-ANCA quando o antígeno alvo é a mieloperoxidase e estão associados as vasculites. Veja para que serve o exame p ANCA e c ANCA, como deve ser a coleta do sangue e observações sobre o resultado com valor normal e alterado.
O exame para pesquisar os ANCA anticorpos anticitoplasma de neutrófilos, são úteis para triagem de casos com suspeita de vasculite associada aos anticorpos anticitoplasma de neutrófilos, além do monitoramento do tratamento. O teste colabora para o diagnostico da granulomatose de Wegener, que é caracteriza por inflamação granulomatosa do trato respiratório superior e inferior, vasculite e glomerulonefrite. O exame também serve para pesquisa de poliarterite microscópica, síndrome de Churg-Strauss e glomerulonefrite necrotizante idiopática.
Coleta do sangue para o exame ANCA P e C
Se o médico solicitar o exame p ANCA e c ANCA, o material que deverá ser coletado é o sangue, por punção no braço para retirada da amostra biológica.
Para realizar este exame ANCA, o paciente deve fazer um jejum básico de 4 horas antes da coleta do sangue.
O resultado do exame geralmente demora em torno de 5 a 7 dias para ser liberado, dependendo da localidade e se o laboratório encaminha para terceiros realizar o teste.
Vasculites são doenças causadas devido a inflamação dos vasos sanguíneos do organismo. Nestes casos, a parede dos vasos sanguíneos é invadida por células do sistema imunológico, o que pode provocar estreitamento e até fechamento, formação de aneurismas e/ou hemorragias.
Estudos relacionados
Em pacientes com uma doença autoimune que muitas vezes envolve os rins, o acompanhamento do sangue para autoanticorpos podem ajudar os médicos a prever a possibilidade de recaída. As conclusões são de um estudo publicado no Journal of the American Society of Nephrology – JASN. Essas medidas podem ajudar a proteger a saúde dos rins dos pacientes.
Valor normal de p-ANCA e c-ANCA – Referência
Os autoanticorpos dirigidos contra constituintes enzimáticos das células de defesa neutrófilos, podem ser pesquisados por imunofluorescência indireta IFI ou também por imunoenzimática Elisa.
c-ANCA, o valor normal é Não reagente.
p-ANCA, o valor normal é Não reagente.
Valor alterado de p-ANCA e c-ANCA
O laudo do resultado do exame vai mostrar presença de anticorpos, neste caso temos um teste reagente.
São considerados significativos soros com título igual ou maior que 1/20.
Padrão para interpretação clínica dos resultados de ANCA
Aproximadamente 86% dos pacientes com um padrão de Imunofluorescência para c-Anca tem anticorpos específicos para a proteinase 3 – PR3, sendo considerado como marcador específico da Granulomatose de Wegner.
Aproximadamente 90% dos pacientes com um padrão de Imunofluorescência para p-Anca têm anticorpos específicos para mieloperoxidase – MPO, podendo ser encontrado em pacientes p-ANCA, estão presentes em casos de glomerulonefrite rapidamente progressiva com crescentes, poliangiites microscópicas, síndrome de Churg-Strauss e doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa), sua presença deve ser valorizada sempre que existir correlação clínica.
Também é possível encontrar ANCA atípico, direcionado contra outras proteínas citoplasmáticas e nucleares. Tem fluorescência citoplásmica granulosa fina, mais intensa ao redor do núcleo, e é encontrado na retocolite ulcerativa.
Em razão de os testes de IFI e Elisa apresentarem graus diferentes de sensibilidade e especificidade, existe a recomendação de que a pesquisa desses anticorpos seja realizada nas duas metodologias. Na prática, de 10% a 15% dos casos positivos para ANCA pela técnica de IFI são negativos.
O aumento no conhecimento sobre as vasculites e a disponibilidade da sorologia do ANCA reduziu o atraso no diagnóstico em vários países.