Recentemente recebi dois emails de pessoas solicitando informações sobre a doença celíaca, exame anti Gliadina, e anti endomísio, como outras pessoas podem ter a mesma dúvida vamos ver detalhes sobre estes testes laboratoriais. O exame conhecido como Anti Gliadina ou anticorpos anti glúten ou AG, é um exame utilizado para avaliar doença celíaca assintomática em crianças que se encontram no período pré pubertário, normalmente consideradas entre os 6 e os 10 anos de idade, com pequena estatura.
O anti endomísio é um teste útil para o diagnosticar e também monitorar pacientes em tratamento da Doença Celíaca e da dermatite herpetiforme. Endomísio é uma bainha de fibrilas reticulares que envolvem as fibras da musculatura lisa.
A doença celíaca é autoimune, afeta o intestino delgado interferindo desta forma diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas e água. Caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas.
Como resultado desta intolerância ao glúten ocorre atrofia da vilosidade do intestino, subseqüente a uma absorção ruim e uma nutrição deficiente. Os sintomas normalmente observados neste caso é diarréia, fadiga, perda de peso, dor e distensão abdominal, puberdade tardia, ulceração oral, pequena estatura e artrites.
Na Doença Celíaca o uso de glúten leva à produção de anticorpos IgG e IgA anti gliadina e anticorpos anti endomísio. Mas, mesmo um resultado negativo não afasta completamente a existência da doença.
Um teste para detectar anti gliadina IgG e importante, visto que 10% dos pacientes portadores da doença celíaca tem deficiência congênita de IgA. A anti gliadina IgA esta presente em 75 a 90% dos casos da doença celíaca. Anti gliadina IgG esta presente em 69 a 85% dos pacientes com doença celíaca e 29% de indivíduos
sem a doença. A redução dos títulos de gliadina ocorrem em meses após o inicio a retirada do glúten da alimentação.
Um teste útil para o diagnóstico e monitorização do tratamento da doença celíaca e da dermatite herpetiforme é o anticorpos anti endomísio são mais específicos e sensíveis que a anti gliadina, sendo detectados em 87% a 98% dos pacientes com doença celíaca e 1% de pacientes normais. Após início de terapia de restrição de glúten, títulos de anti endomisio começam a decair em 6 a 12 meses. Mas o melhor teste para diagnóstico de doença celíaca e a biópsia intestinal.
Se o seu médico solicitou estes exames para você ou alguém de sua família, saiba que não é necessário o jejum para a coleta do sangue visando a realização deste teste, apenas evite ir ao laboratório colher sangue logo depois de realizar alguma refeição, procure o laboratório de preferência na parte da manhã. Fique tranquilo, a coleta de sangue para estes exames é um procedimento simples.
Os resultados destes exames geralmente são entregues ao paciente dentro de 3 a 5 dias, dependendo se é realizado no mesmo laboratório que coletou o material ou será encaminhado para um laboratório de apoio.