Pan 2007 – Um momento raro na vida do país os XV Jogos Pan-americanos acontecem na cidade do Rio de Janeiro, e o estádio João Havelange o engenhão será palco de muitas competições. Esta mini olimpíada que é o Pan-americano dividiu a população em dois grupos, aqueles que acham que é interessante sua realização e outros que não concordam, opinam que ela não deveria ser no Brasil, dizem que não estamos preparados, não temos dinheiro para investir nisso enquanto poderia estar investindo em obras sociais. Eu em parte concordo, mas ao mesmo tempo vejo que se não acontecesse os jogos esse dinheiro não seria investido em algo útil da mesma maneira, os políticos iriam continuar fazendo nada e assim por diante.
Se alguma coisa foi construída e estas obras vão ficar depois dos jogos para serem aproveitadas pelos nossos atletas já será uma medalha ganha. Não é que estaremos no podium da vitória com este acontecimento e sim poderemos ter ganhado raras medalhas para o campo social.
Além do que, se o Pan incentivar a nossa juventude para praticarem esportes já teremos ganhado pontos no Ranking de jovens fora das drogas e do crime. Aponto ainda o incentivo à prática da boa saúde, as pessoas se sentem mais dispostas a praticarem exercícios, fazerem caminhadas jogo de bola no campo da várzea.
Pena que se tratando de seleção Brasileira dos políticos, estão com a equipe totalmente desarticulada sem comando e freqüentemente sob intervenção judiciária, a equipe ganha bem, tem seus salários reajustados acima da média, recebe adicionas por obras super faturadas e ainda tem gratificações por não treinarem práticas de boa conduta, verbas extras por jogarem no time do governo e por fim mensalidades por conchavos em votações durante os jogos, que quase nunca acontecem e quando acontecem nunca terminam bem. O Pan acontecendo ou não os políticos vão roubar do mesmo jeito e ninguém vai fazer nada da mesma forma, o caos na aviação continuará, aos processos de investigação contra qualquer político vão continuar sendo arquivados, então para que se preocupar, ou você quer mudar alguma coisa? (silêncio…) Com certeza não é impedindo que aconteça uma festa do esporte que vamos começar.
Outras modalidades do pan, estas sim honrosas: Atletismo, Beisebol, Badminton, Basquete, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Esportes Aquáticos (maratonas aquáticas, natação, nado sincronizado, pólo aquático e saltos ornamentais), Futebol, Futsal, Ginástica (artística, rítmica e trampolim acrobático), Handebol, Hipismo, Hóquei sobre Grama, Judô, Karatê, Levantamento de Peso, Lutas, Patinação, Pentatlo Moderno, Remo, Softbol, Squash, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, Triatlo, Vela e Vôlei (praia e quadra).
Nossos atletas sim, temos que parabenizá-los por terem desprendimento, garra, força de vontade, determinação, perseverança ao almejarem um sonho e terem conseguido alcançar seus ideais, a maioria deles depois de uma luta silenciosa e solitária, sem apoio de governos ou instituições, estes sim, são vitoriosos a já ganharam a primeira medalha.
Outros países no Pan
Antígua e Barbuda, Antilhas Holandesas, Argentina, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Equador, EUA, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Ilhas Caymans, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Santa Lucia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.