×

OMS aprova um novo teste para diagnóstico da tuberculose, um exame rápido e confiável, um marco importante para o diagnóstico da tuberculose, aumentando as oportunidades para interromper a transmissão, proporcionando rapidez no tratamento de pacientes hospitalizados e de ambulatório, agilidade na verificação da resposta ao tratamento de casos positivos, e exclusão segura de casos negativos, uma evolução que pode esbarrar na morosidade, nas “precárias condições financeira” da maioria dos municípios no país.

O paciente é recebido na rede de atenção básica ou no hospital e se existir suspeita de tuberculose este paciente deverá coletar o escarro e aguardar até 8 horas, dependendo se a instituição conta com laboratório interno e de sua capacidade de processamento, a técnica de coloração de Ziehl-Neelsen para identificação do bacilo de Koch (BAAR) será usada, e se a cultura de escarro for solicitada o tempo pode prolongar por mais de meses, enquanto isso o paciente irá ocupar leito de isolamento até o resultado do exame ser liberado, podendo ser negativo, até mesmo a segunda amostra de escarro que deverá ser levada por este paciente no dia seguinte para novo exame de ZN será desnecessária com a nova técnica, evitando o deslocamento do paciente.

O novo método de exame será pela técnica NAAT (nucleic acid amplification test), o exame é realizado por equipamento moderno que confere ao processo uma análise completamente automatizada e o resultado é liberado em menos de 2 horas.

Tuberculose uma doença curável mas longe da erradicação, ainda faz numerosas vítimas no mundo todo, ações como esta proposta pela OMS são atitudes que certamente podem melhorar e agilizar o diagnóstico, consequentemente o tratamento começa mais cedo, visto que a tomada de medicamentos é relativamente longa. Mas tenho minhas dúvidas de que possa ter uma penetração nas instituições de saúde pública no país devido a questões financeiras, que mesmo tendo um compromisso da empresa fabricante de oferecer o produto a preço 70% menor, ainda será problema, vamos aguardar para ver o resultado.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Como saber se estou com infecção urinária

Vários exames e a clínica apresentada ajudam diagnosticar infeção uriária

Leia tudo

Soro antirrábico, quando é necessário usar

O soro antirrábico é um medicamento usado para prevenir ou tratar a raiva

Leia tudo

Como tirar amargo da boca causado por medicamento

Não é raro as vezes que sentimos gosto amargo na boca ao tomar algum tipo de medicamento, e realmente não é nada...

Leia tudo

Doar medicamento – Para quem e o que deve ser observado

A doação de medicamentos é uma prática solidária que pode ajudar muitas pessoas que enfrentam dificuldades para obter remédios necessários para o...

Leia tudo

EDTA composto químico como anticoagulante

Composto químico EDTA como anticoagulante, age se ligando ao íon cálcio

Leia tudo

Melena, examinando as fezes

A "melena" é um termo médico usado para descrever fezes escuras

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x