Existem muitos produtos que apresentam características ideais para serem ingeridos frequentemente, entre eles, considero o ômega-3 um dos mais importantes, essencial para o funcionamento e manutenção da nossa saúde, ou mesmo em casos que a doença estiver instalada, seu uso é recomendado.
Em um estudo Adriana Garófolo e Antônio Sérgio Petrilli apontam que o emagrecimento, associado à perda de massa magra, fenômeno observado com frequência em pacientes com câncer, predispõe o paciente ao maior risco de infecções, pior resposta aos tratamentos implantados e, como consequência, desfavorece o prognóstico de cura. Dessa forma, algumas terapias têm sido propostas, entre elas, a suplementação com ácidos graxos da família ômega-3, em pacientes com câncer, os ensaios clínicos mostraram atenuar a resposta inflamatória e melhorar o estado nutricional.
Outras razões pelas quais devemos nos preocupar em obter ômega-3
- O ômega-3 não é produzido no nosso organismo, por isso devemos ingeri-los através dos alimentos.
- Ômega-3 tem ação anti-inflamatória no organismo, sabemos que doenças degenerativas começam com inflamação no nível celular.
- A gravidez tende a exigir níveis mais elevados de DHA – Docosahexaenóico, presente no ômega-3, o feto precisa de grandes quantidades, e a maioria das mulheres acabam ficando com deficiência de DHA após o nascimento, ocorrendo em alguns casos, depressão pós-parto.
- Perda de gordura tende a ocorrer em primeiro lugar no cérebro, mulheres que perdem muito peso (como em transtornos alimentares ou desnutrição) tendem a desenvolver dificuldades de concentração, atenção e memória, se a perda de peso é extrema.
- A pele seca tende a ser um sinal de deficiência de Omega-3.
Crianças com níveis mais elevados de DHA em suas dietas tendem a ter um QI mais elevado.
A melhor fonte de DHA é salmão, truta, sardinha ou outros peixes gordos. Dr. Leonardo Diamante destaca em seu blog que a dose ideal é 200 mg, conforme estudos realizados, não sendo necessário correr para buscar um frasco de suplementos na farmácia, apenas peixes ou a semente de linhaça, que também contém alta concentração de omega-3, seria necessário para ter um bom ganho nutricional.