No site Portaldocidadao poderá ter informações sobre o cartão nacional de saúde. Verifique o que é possível fazer para tirar seu cartão SUS pela internet, documentos, pré cadastro, imprimir segunda via. Veja também resposta a várias perguntas sobre o CNS.
Para obter o cartão nacional de saúde é necessária a apresentação de documentos que permitam a identificação do usuário do SUS e do local de sua residência. Essas informações são colhidas na Secretaria Municipal de Saúde, em Postos ou Centros de Saúde, em algum dos Hospitais do município ou em outro local indicado pela Secretaria de Saúde do Município, ou eventualmente, pela Secretaria de Saúde do Estado. Ligue ou procure a Secretaria de Saúde do município para saber dos locais e horário de cadastramento nos postos onde ele é feito. Mas o secretário de saúde e prefeito pode definir quais procedimentos o município irá adotar na sua região.
Depois deste cadastramento o usuário receberá um número que o identificará em qualquer estabelecimento de saúde do SUS em que for atendido.
E pela internet o que é possível ser feito
No site informado acima poderá fazer um tipo de pré-cadastro, onde você informará os dados solicitados e no final cria-se um protocolo deste cadastro, de posse deste documento procure o local de cadastramento do Cartão Nacional de Saúde em seu município com os seus documentos e assim o seu cartão será impresso.
É possível fazer o cadastro por alguém que está impossibilitado de se locomover? O que é preciso? Alguns municípios disponibilizam serviços que possibilitam o cadastramento domiciliar. Os usuários do SUS deverão procurar a Secretaria de Saúde do município para buscar essa informação.
Se você se mudar de município e já tiver feito seu cadastro no município em que morava anteriormente não é necessário fazer outra vez, apenas atualize seu endereço novo neste novo município.
O Portal está dividido em duas áreas. A primeira é de acesso livre e nela o cidadão encontrará diversas informações sobre saúde pública. A segunda é restrita aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e traz informações sobre o cadastro do cidadão no SUS, a emissão do Cartão Nacional de Saúde e suas interações com a Atenção à Saúde. O acesso à área restrita se dará por meio do número do Cartão Nacional de Saúde e senha.
Como obter a senha de acesso à área restrita do Portal de Saúde do Cidadão? No Portal de Saúde do Cidadão você tem a opção de se cadastrar para ter o acesso a área restrita. Informe os dados solicitados e será encaminhado um e-mail com as instruções para o cadastramento da senha de acesso.Caso necessite, depois é possível trocar, ou recuperar esta senha em caso de perda.
O usuário do SUS deverá procurar a Secretaria de Saúde do município para saber os locais de cadastramento e também solicitar alterações nos seus dados.
Aqui uma informação importante: Em caso de perda do Cartão Nacional de Saúde é possível solicitar 2ª via pela internet?
Sim. Se você já possui o cadastro no Cartão Nacional de Saúde, no Portal de Saúde do Cidadão você poderá pesquisar o seu número do Cartão Nacional de Saúde. Acessando a área restrita, o sistema gerará uma imagem do Cartão Nacional de Saúde para impressão em papel.
O cartão pode ser usado em qualquer estado ou município diferente do que reside, basta apresentar o documento na instituição de saúde.
Neste mesmo Portal de Saúde do Cidadão é possível verificar se a pessoa tem número de cartão SUS, selecione a opção “Consulta na Base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Nome” e preencha os dados solicitados. A pesquisa retornará o número do Cartão Nacional de Saúde ou responderá que o número não foi encontrado com as informações fornecidas.Consulte também se o cartão é válido.
Veja outras informações viáveis no sistema pela internet
Na área de acesso público:
- Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Número de CNS ou CPF
- Informe um número o CNS ou CPF e verifique se exite um cadastro associado.
- Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por Nome
- Informe seus dados e verifique se você já tem o CNS.
- Pré-cadastro do Cartão Nacional de Saúde – CNS
- Adiante o processo de cadastro para emissão do cartão na Unidade de Saúde.
E na área Restrita:
- Meus dados
- Impressão do cartão Nacional de Saúde em papel (A4)
- Visualização do CNS diretamente no tablet ou smartphone ( Android) – Baixe o aplicativo CADSUS Mobile para visualizar no tablet ou celular seu CNS.
- Alteração da senha de acesso ao Portal do Cidadão.
- Informações pessoais de saúde – Permite que o cidadão informe livremente suas informações de saúde como, por exemplo: queixa principal, histórico familiar, alguma doença crônica, alergias, medicamentos de uso contínuo, ou ainda, algum tratamento em curso. Enfim, essa é uma área livre para que o cidadão registre suas próprias informações de saúde, se desejar.
- Histórico dos Registros das Ações e Serviços de Saúde – RASS – Realize pesquisas.
- Verifique CNES – Estabelecimentos de Saúde disponíveis em sua cidade e perto de você.
- Verifique a lista de estabelecimentos conveniados à rede Farmácia Popular.
- Verifique a lista de medicamentos disponibilizados pela rede Farmácia Popular.
Pronto, se isso já for suficiente para você, aproveite, neste site [portaldocidadao.saude.gov.br], já foi um avanço, mas acredito que ainda esteja longe do ideal.