A tendência é sempre escolher métodos e amostras que facilitem a vida das pessoas, melhorando o processo de diagnóstico e tornando a coleta do material para exame de forma simples e fácil. O Instituto de bioengenharia e nanotecnologia (IBN) de Dubai desenvolveu um teste descartável à base de papel que vai permitir que os anticorpos específicos da dengue possam ser detectados facilmente a partir da saliva em 20 minutos.
Aqueles pacientes com infecção secundária, que tenham sido previamente infectadas com outros sorotipos do vírus da dengue, estão com maior risco de desenvolver a dengue hemorrágica ou síndrome do choque da dengue, representa um perigo grave para a saúde, é uma das principais causas de doença e morte em climas tropicais e subtropicais. Existem quatro serotipos do vírus do dengue, mas nenhuma vacina ou medicamento foi desenvolvida para tratar a doença. O período de incubação antes dos sintomas desenvolvem geralmente por volta de 4 a 10 dias após início da infecção. Por isso, o diagnóstico rápido permitiria ao paciente a receber atenção médica imediata e evitar mais complicações.
O novo teste desenvolvido por IBN, será capaz de detectar anticorpos IgG, específico para a dengue encontrados no início das infecções secundárias, diretamente a partir da saliva.
Enquanto amostras de sangue tem coleta mais complicada, saliva pode ser coletada de forma fácil e indolor acelerando o processo de realização do teste buscando o diagnóstico rápido.
No dispositivo da IBN, amostras e reagentes possuem fluxo por caminhos diferentes por meio de um sistema empilhado múltiplo, permitindo que a amostra de saliva possa fluir separadamente através de uma matriz de fibra de vidro, que remove as substâncias que possam interferir com o sistema de detecção à base de nanopartículas antes de se misturar com as nanopartículas de sensores. Configuração do dispositivo da IBN também ajuda a regular o fluxo na tira de teste, gerando linhas de ensaio uniformes para resultados mais precisos.
O teste passa por processo de configuração para que possa ser comercializado.