×
esterilização celulares plasma hospitais

Alguns pesquisadores de Weill Cornell Medicina testaram com sucesso um novo dispositivo que esteriliza telefones celulares e dispositivos eletrônicos usados em ambiente hospitalar, em apenas 10 minutos os equipamentos ficaram totalmente livrar de bactérias, incluindo aqueles que podem ser responsáveis ​​por infecções de pele comuns. Foram testados aparelhos celulares de diferentes marcas, entre eles Apple, Samsung e Blackberry, usados por trabalhadores da saúde.

As pessoas que trabalham em locais como clínicas médicas, UTIs, centros cirúrgicos, serviços de urgência e emergência, enfim, em todas as áreas dos estabelecimentos de saúde, estão frequentemente em contato com bactérias, consequentemente seus aparelhos celulares também, e eles representam perigo para o próprio usuário e para as pessoas atendidas por estes profissionais.

Bactérias estão crescendo em telefones celulares o tempo todo. A equipe de investigadores chefiados por Dr. Jason A. Spector, diz que o dispositivo criado por eles, utiliza esta tecnologia de plasma frio para se livrar delas com rapidez e facilidade.

O método de esterilização por plasma frio

Equipamentos médicos são normalmente esterilizados ou usando gás tóxico em peças delicadas ou de vapor de alta pressão em equipamentos de metal. Ambos os métodos prejudicaria dispositivos eletrônicos tipicamente utilizados em ambiente hospitalar, inclusive celulares, não há nenhuma maneira rápida e completa para livrar-se das bactérias. Este novo dispositivo portátil, desenvolvido pela empresa Sterifre, usa um sistema de plasma “frio” (na verdade, temperatura ambiente) que não prejudique eletrônicos e requer apenas o ar, peróxido de hidrogênio grau industrial, e uma fonte de energia para funcionar.

esterilização celulares plasma hospitaisPara realizar os testes, selecionaram vários celulares, os telefones coletados foram divididos em dois grupos, um destes grupos foi colocado no dispositivo SteriFre por cinco minutos e os outros para dez minutos. Foi coletado amostra da superfície de cada celular para realizar testes microbiológicos antes e depois do procedimento de esterilização.

Resultados dos testes de esterilização de celulares em hospitais

Depois de um dia aguardando o crescimento de bactérias nas amostras coletadas, os resultados mostraram que os celulares que passaram pelo processo no equipamento por cinco minutos, tinha uma queda de 93% na contagem de bactérias, já aqueles que foram mantidos por 10 minutos, ficaram livres de bactérias em sua superfície.

Quanto ao funcionamento dos celulares após os testes, todos se mantiveram com todas as funções normais e a superfície sem danos.

Outros eletrônicos, incluindo tablets, laptops e monitores médicos, estão em fase de planejamento para novos testes com a metodologia, os investigadores acreditam que o esterilizador vai trabalhar com eles, também.

O dispositivo já está comercialmente disponível em uma base limitada, e estão em curso esforços para obtê-lo aprovado pela Food and Drug Association dos EUA.

Weill Cornell Medicina.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

termômetro conectado ao smartphone

Termômetro digital conectado ao smartphone verifica temperatura rapidamente

Lançado novo termômetro digital conectado ao smartphone, o Kinsa QuickCare, incluir conectividade Bluetooth em um termômetro compacto. O termômetro pode ler a...

Leia tudo
dispositivo ajuda diagnosticar apneia do sono

Anel de detecção de apneia do sono, pequeno dispositivo ajuda no diagnóstico da doença

A empresa Sleepon lançou o menor anel de detecção de apneia do sono do mercado. Um dispositivo que identifica a apneia do...

Leia tudo
controle do uso de medicamentos em blíster ou cartelas

Dispositivo popit sense monitora uso de medicamentos em cápsulas, comprimidos ou pílulas no blister

Uma empresa está apresentando novo sistema que monitora o uso de medicamentos como comprimidos, cápsulas ou pílulas anticoncepcionais quando acondicionados em blister...

Leia tudo
garrafa inteligente

garrafa com sensor e conectada ao celular, informa e avisa sobre beber água e café em quantidades ideais

Ozmo Smart Bottle tem uma capacidade de quase meio litro, com sensores que acompanham o consumo de água e café. Ao detectar...

Leia tudo
Athelas equipamento em casa para contagem de células brancas

Um aparelho de hematologia em casa, uma gota de sangue e o equipamento conta e identifica células

A empresa Athelas vem desenvolvendo um equipamento que reproduz algumas funções de um aparelho automático de hematologia disponíveis em laboratórios clínicos tradicionais,...

Leia tudo
Fidget Spinner app para TDAH

Aplicativo Fidget Spinner, afirmam que rotações do app ajuda relaxar e aliviar estresse, virou febre

Recentemente escrevi aqui no site sobre o sucesso do Fidget Spinner, indicado para algumas condições de saúde como TDAH, apesar das controvérsias...

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x