×

Pesquisadores do Instituto de Child & Family Research (CFRI) no Hospital do BC Children e da Universidade de British Columbia criaram aplicativo que pode medir a taxa respiratória em crianças cerca de seis vezes mais rápido do que o método manual padrão.

A pneumonia é a principal causa de morte de crianças em todo o mundo de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Atualmente, os profissionais de saúde normalmente medem a frequência respiratória, contando respirações do paciente por 60 segundos usando um cronômetro.

RRate, um aplicativo útil e simples, nele o usuário toca na tela sensível ao toque cada vez que o paciente respira. O aplicativo vai realizar um cálculo para determinar a taxa de respiração e mostra na tela o resultado, juntamente com uma animação de uma criança respirando.

Ao avaliar a respiração das crianças o aplicativo fornece resultados precisos depois de cerca de dez segundos de contagem, dando aos trabalhadores de serviços de saúde com poucos recursos avaliação mais rápida e medições mais precisas, ajudando a tomar melhores decisões.

Os pesquisadores já tinham criado o oxímetro de pulso para smartphones, agora pretendem unir os dois aplicativos para que as pessoas possam ter uma ferramenta para detecção de pneumonia, barata e móvel.

O RRate está disponível aqui para android e aqui para iOS apple.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Rato de laboratório

O rato de laboratório é uma das espécies de animais mais utilizadas em pesquisas científicas

Leia tudo

Como a Inteligência artificial IA pode ajudar médicos a tomar decisões

Inteligência Artificial (IA) presente na área da saúde pode ajudar médicos a tomar decisões

Leia tudo

Protocolo de Antissepsia e Desinfecção n-CoV-2, medidas para a estruturação de barreiras químicas proteção contra o n-Coronavirus

Este é um ótimo trabalho desenvolvido pelo professor Marcelo Soares Crespo – Farmacêutico-Bioquímico – CRF-MG 36199 Professor de Pós-Graduação em Farmácia Clínica...

Leia tudo

Hidroxicloroquina e azitromicina como tratamento de COVID 19, conheça o estudo e resultados para coronavírus

Philippe Gautret e colegas realizaram recentemente em Marselha na França um estudo avaliando o uso da Hidroxicloroquina e em alguns casos associado...

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x