×

Hoje, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, vai anunciar a liberação de recursos para criação de novas unidades de Pronto-Atendimento em todos os estados, são as UPAs, a promessa é que vão funcionar 24 horas, e nos fins de semana, buscando diminuir as filas nas portas das unidades hospitalares.

Todos sabem que eu critico algumas políticas que o ministério da saúde implementa, caso da defesa do aborto, no meu ponto de vista atitude reprovável, isso é atacar o problema apenas quando ele já aconteceu, o foco deve ser prevenção e informação, efetiva. Mas quando o MS cria políticas como esta para os atendimentos emergenciais, é bem-vinda. Uma boa rede básica é importante, ou melhor, importantíssimo, mas não podemos esquecer os atendimentos emergenciais, que padecem devido a falta de atenção.

Outra coisa que deve ser lembrada é a questão dos profissionais para prestar atendimento nestas novas unidades em quantidade insuficiente também não resolve o problema, sem eles nada funciona.

O próprio ministério da saúde calcula que pelo menos 70% dos atendimentos realizados nos hospitais poderiam encontrar solução nas Unidades de Pronto-Atendimento. Melhoraria o atendimento nos hospitais, o paciente seria muito melhor assistido.

4 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

@jsystems MS diz que vai criar unidades de pronto atendimento, enfim uma atitude que pode desafogar hospitais http://tinyurl.com/6g6vu6

gostaria de saber porque não há pediatria e nem ortopedia mais nos UPAs, preciso de ortopedia estou a 2 semanas pulando de hospital em hospital, de UPA em UPA e não consigo nada, isso é um absurdo, pago meus impostos.

Acredito que todos seriam beneficiados pela implantação dos pronto-atendimentos. Os pacientes com doenças menos graves receberiam atendimento adequado e mais rápido nos pronto-atendimentos. Isso evitaria, também, que pessoas com problemas de saúde mais simples não fiquem expostos a contaminações nos ambientes hospitalares. Por outro lado, pacientes de emergência e com casos graves também seriam atendidos mais rapidamente, uma vez que os hospitais não estariam tão sobrecarregados.

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Soro antirrábico, quando é necessário usar

O soro antirrábico é um medicamento usado para prevenir ou tratar a raiva

Leia tudo

Como tirar amargo da boca causado por medicamento

Não é raro as vezes que sentimos gosto amargo na boca ao tomar algum tipo de medicamento, e realmente não é nada...

Leia tudo

Doar medicamento – Para quem e o que deve ser observado

A doação de medicamentos é uma prática solidária que pode ajudar muitas pessoas que enfrentam dificuldades para obter remédios necessários para o...

Leia tudo

Abertas inscrições para programa de líderes em saúde nas Américas

Para profissionais que atuam em saúde pública, relações internacionais, além de áreas afins – Abertas inscrições no Programa de Líderes em Saúde...

Leia tudo
app do MS e-saúde cartão nacional

Aplicativo e-saúde mostra seu cartão nacional de saúde SUS, consultas, medicamentos, veja como baixar e acessar o app

Está disponível nas lojas de aplicativos do google e apple o e-SAÚDE, uma ferramenta importante para gestão do sistema de saúde do...

Leia tudo
exame febre amarela diagnóstico

Febre amarela, exames laboratoriais específicos e inespecíficos, rotinas de coleta para diagnóstico

Febre amarela, exames laboratoriais específicos e inespecíficos, rotinas de coleta para diagnóstico laboratorial

Leia tudo
4
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x