CientíficosNova pesquisa caracteriza glaucoma como uma doença neurológica ao...

Nova pesquisa caracteriza glaucoma como uma doença neurológica ao invés de uma doença dos olhos

Ao invés de ser encarado apenas como uma doença ocular, cientistas apoiados por Academia Americana de Oftalmologia consideram agora glaucoma uma doença neurológica que causa a morte da célula nervosa, semelhante ao que ocorre na doença de Parkinson e Alzheimer.

O cenário que temos hoje quanto ao glaucoma aponta que os danos na visão são causados pela pressão ocular elevada (chamada pressão intraocular – PIO) devido à incapacidade do olho de drenar o líquido de forma eficiente.

E quanto ao tratamento, o quadro atual, basicamente colírios medicamentosos é a forma mais comum para tratar glaucoma, para baixar a pressão ou para reduzir a produção do humor aquoso, melhorando o fluxo. Além de cirurgias em casos específicos. Medir e controlar a pressão intraocular é vital para o tratamento, e mesmo com outras tendências de tratamento o procedimento de determinar a pressão no interior do olho deve se juntar a novas técnicas que devem surgir. Mas em muitos casos, medicamento e cirurgia são usados e o paciente continua perdendo a visão.

As pesquisas para tratar a doença sob o novo aspecto neurológico estão centrando o foco no dano que ocorre em um tipo de célula nervosa chamada células ganglionares da retina CGRs, que são vitais para a capacidade de enxergar. Estas células ligam o olho ao cérebro através do nervo óptico.

Entre os ensaios clínicos visando a proteção das CGRs estão, medicamentos conhecidos por serem úteis para acidente vascular cerebral e doença de Alzheimer, tal como a citidina-5 diphosphocholine; fatores de crescimento para as CGRs, estimulação elétrica das CGRs por meio de pequenos eletrodos implantados em lentes de contato ou outros dispositivos externos. Faz parte também dos planos dos pesquisadores o uso de células-tronco.

Sabendo como evitar danos e melhorar a função desses neurônios é possível levar a uma visão saudável é economizar com tratamentos para o glaucoma, perdas da visão e consequentemente da qualidade de vida, além de poder entender outras doenças degenerativas dos olhos.
——-
Um abraço para a cinthya Leite do blog casa saudável pelo bom trabalho de informação dedicado aos idosos.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

Farmacopéia Brasileira com novo site

Atualização: Veja novo texto A primeira farmacopéia Brasileira foi publicada...
spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x