Ao invés de ser encarado apenas como uma doença ocular, cientistas apoiados por Academia Americana de Oftalmologia consideram agora glaucoma uma doença neurológica que causa a morte da célula nervosa, semelhante ao que ocorre na doença de Parkinson e Alzheimer.
O cenário que temos hoje quanto ao glaucoma aponta que os danos na visão são causados pela pressão ocular elevada (chamada pressão intraocular – PIO) devido à incapacidade do olho de drenar o líquido de forma eficiente.
E quanto ao tratamento, o quadro atual, basicamente colírios medicamentosos é a forma mais comum para tratar glaucoma, para baixar a pressão ou para reduzir a produção do humor aquoso, melhorando o fluxo. Além de cirurgias em casos específicos. Medir e controlar a pressão intraocular é vital para o tratamento, e mesmo com outras tendências de tratamento o procedimento de determinar a pressão no interior do olho deve se juntar a novas técnicas que devem surgir. Mas em muitos casos, medicamento e cirurgia são usados e o paciente continua perdendo a visão.
As pesquisas para tratar a doença sob o novo aspecto neurológico estão centrando o foco no dano que ocorre em um tipo de célula nervosa chamada células ganglionares da retina CGRs, que são vitais para a capacidade de enxergar. Estas células ligam o olho ao cérebro através do nervo óptico.
Entre os ensaios clínicos visando a proteção das CGRs estão, medicamentos conhecidos por serem úteis para acidente vascular cerebral e doença de Alzheimer, tal como a citidina-5 diphosphocholine; fatores de crescimento para as CGRs, estimulação elétrica das CGRs por meio de pequenos eletrodos implantados em lentes de contato ou outros dispositivos externos. Faz parte também dos planos dos pesquisadores o uso de células-tronco.
Sabendo como evitar danos e melhorar a função desses neurônios é possível levar a uma visão saudável é economizar com tratamentos para o glaucoma, perdas da visão e consequentemente da qualidade de vida, além de poder entender outras doenças degenerativas dos olhos.
——-
Um abraço para a cinthya Leite do blog casa saudável pelo bom trabalho de informação dedicado aos idosos.