×
tb escarro

No Brasil a tuberculose – TB é a terceira causa de óbitos por doenças infecciosas e a que mais causa mortes em pacientes com aids, o agente etiológico M. tuberculosis conhecido como bacilo de Koch (BK) é responsável por causar infecção no pulmão, e outros órgãos levando a sintomas como febre, falta de apetite, suor noturno, cansaço, falta de ar e emagrecimento rápido. O diagnóstico é clínico, radiológico de tórax, reação tuberculínica e diagnóstico laboratorial, sobre o qual comentamos várias vezes aqui no blog.

Em “Tuberculose – Curável e longe da erradicação” comentei sobre as dificuldades para diagnóstico, tratamento e implantação de políticas públicas eficientes nesta área.

A cura foi descoberta, mas a erradicação está longe de acontecer, morrem mais de 100 mil pessoas por ano, o Mycobacterium tuberculosis continua fazendo vítimas, muitas vezes pelo descaso das autoridades de saúde e outras pelo descaso do próprio paciente, que não inicia o tratamento, eficaz em mais de 95% dos casos, ou não da sequência depois de iniciado.

Em outro texto comentei sobre o exame do escarro – Diagnóstico de tuberculose, pesquisando bacilos de Koch BAAR, uma explicação sobre o diagnóstico laboratorial desta doença, feito inicialmente através da baciloscopia, buscando encontrar no escarro (duas amostras – no momento da consulta e no dia seguinte) de pacientes com sintomas da doença, o bacilo causador. O exame realizado no microscópio, pesquisando os Bacilos Álcool-Ácidos Resistentes – BAAR em esfregaços de amostras preparados e corados com metodologia de ziehl-Neelsen.

“comecei a emagrecer assustadoramente, colegas diziam que era paixão incubada. (Noel Rosa – Morreu de tuberculose).

Recentemente a OMS aprovou um novo teste para diagnóstico da tuberculose, um exame rápido e confiável, um marco importante para o diagnóstico , aumentando as oportunidades para interromper a transmissão.

O tratamento é demorado e muitos pacientes desistem, por isso as políticas de saúde pública devem ciar mecanismos para reduzir o abandono ao tratamento, uma das ações que observamos bons resultados foi o tratamento monitorado, aonde o paciente vai até o posto de saúde, recebe o medicamento é avaliado, recebe incentivo de transporte e cesta básica para que tenha disposição de continuar o tratamento até o final.

Todos podem ser colaboradores neste processo de identificação de pessoas que provavelmente possam estar com a doença, observando tosse a mais de 3 semanas com ou sem escarro, indicando ou procurando o posto de saúde mais próximo de onde ele reside, para que seja avaliado e se for constatado exame positivo receberá a medicação e apoio para iniciar o tratamento.

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Autor

silvanocv@gmail.com

Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.

Posts relacionados

Soro antirrábico, quando é necessário usar

O soro antirrábico é um medicamento usado para prevenir ou tratar a raiva

Leia tudo

Como tirar amargo da boca causado por medicamento

Não é raro as vezes que sentimos gosto amargo na boca ao tomar algum tipo de medicamento, e realmente não é nada...

Leia tudo

Doar medicamento – Para quem e o que deve ser observado

A doação de medicamentos é uma prática solidária que pode ajudar muitas pessoas que enfrentam dificuldades para obter remédios necessários para o...

Leia tudo

Abertas inscrições para programa de líderes em saúde nas Américas

Para profissionais que atuam em saúde pública, relações internacionais, além de áreas afins – Abertas inscrições no Programa de Líderes em Saúde...

Leia tudo
app do MS e-saúde cartão nacional

Aplicativo e-saúde mostra seu cartão nacional de saúde SUS, consultas, medicamentos, veja como baixar e acessar o app

Está disponível nas lojas de aplicativos do google e apple o e-SAÚDE, uma ferramenta importante para gestão do sistema de saúde do...

Leia tudo
exame febre amarela diagnóstico

Febre amarela, exames laboratoriais específicos e inespecíficos, rotinas de coleta para diagnóstico

Febre amarela, exames laboratoriais específicos e inespecíficos, rotinas de coleta para diagnóstico laboratorial

Leia tudo
0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x