Para saber o nível de hemoglobina no sangue, dado fundamental para verificar se a pessoa está com anemia, pode ser realizando apenas a dosagem da hemoglobina propriamente dita, ou realizando o hemograma também saberemos o valor, sendo que este fornece informações mais abrangentes, sempre foi necessário realizar uma coleta de sangue, picar o dedo ou coletando o material diretamente da veia, mas isso deve fazer parte do passado, recentemente foi lançado o ToucHb, aparelho para determinação não invasiva, e agora Glasswing também evita “furada de agulha”, ou “picada no dedo” que por sinal dói bastante.
Uma empresa acaba de lançar o equipamento que realiza a determinação da hemoglobina apenas colocando o dedo em um orifício do aparelho e este por sua vez realiza uma análise de alguns dados que são coletados e informa o valor da hemoglobina.
Além disso o sistema também é wireless permite o armazenamento on-line e download de dados, comunicação em tempo real com registros médicos eletrônicos, bem como com outros dispositivos digitais de dados e impressoras.
Acredito que uma das principais aplicações do sistema deve ser em triagens para doação de sangue. No banco de sangue uma das principais queixas dos doadores é a picada no dedo para averiguação dos níveis de hemoglobina, garantindo assim uma quantidade do material adequada para a bolsa, muitos relatam ser pior que a própria agulha para coleta do sangue na veia, e acredite, muitos não doam sangue com medo da picada no dedo.
O equipamento deve proporcionar benefícios em postos de urgência e emergência, controle da hemoglobina de pacientes em sua casa, pois tem o conforto de envio dos dados via wireless e para utilização em locais remotos onde não conta com laboratórios.
O Glasswing da OrSense, promete uma análise da hemoglobina sem necessidade de picada no dedo ou coleta de sangue na veia por um método conhecido como SpectOLight, usa durante a oclusão do dedo, um sensor de elementos ópticos para realizar uma medição sensível da luz transmitida através do dedo.