Em outros momentos comentei aqui no site sobre enxaqueca, escrevi vários textos sobre a minha experiência com esta doença, desta vez vou falar um pouco sobre um medicamento que tem ajudado, o cloridrato de naratriptana, ou naratriptano, obtive bom resultado, mas longe de ser a solução. O medicamento é indicado para interromper as crises agudas de enxaqueca. Veja como eu uso, quais os resultados, benefícios e recomendações da bula.
Em outros momentos comentei sobre o uso do Amato, topiramato para prevenir enxaqueca, efeitos colaterais, e sobre o emagrecimento, escrevi sobre como comprar o medicamento mais barato, e estudos relacionados a enxaqueca. Recentemente relatei sobre a melatonina usada antes de dormir, útil em alguns casos de enxaqueca, e que trouxe um pouco de alívio no meu caso. Controle alimentar é fundamental e acupuntura também é útil. Hoje vou relatar sobre cloridrato de naratriptana, um triptano que agem nos receptores de serotonina. Após a administração oral é absorvida rapidamente, atingindo concentrações plasmáticas máximas após 2 a 3 horas e que tem na excreção renal a principal via de eliminação.
Como foi minha experiência com o medicamento Cloridrato de naratriptana
Em uma consulta de rotina, e que na realidade não era por causa da enxaqueca, citei o problema, e o médico indicou usar o medicamento Cloridrato de Naratriptana para uso nas crises. Então, passei a usar o fármaco para estes casos.
Os triptanos são tidos como terapia de primeira linha para ataques de enxaqueca que não respondem a combinação de analgésicos. Uma vantagem dos triptanos é melhor perfil com relação aos efeitos colaterais e mecanismos mais específicos de ação.
O fármaco deve ser usado de preferência assim que a pessoa sentir que a dor está iniciando, quem tem a doença sabe quando está começando uma nova crise de enxaqueca e é neste momento que tomo o medicamento, mas também tem boa eficácia quando tomado algum tempo após instalação da crise.
Para mim, depois de tomar o medicamento é importante ficar pelo menos 25 minutos deitado em um local silencioso e de preferência escuro.
O medicamento naratriptana é para tratamento agudo de crises de enxaqueca, com
ou sem aura, ele não deve ser usado profilaticamente.
Geralmente a dose recomendada par adultos de 18 a 65 anos, deve ser de um comprimido de 2,5 mg e caso os os sintomas de enxaqueca persistirem, poderá ingerir uma segunda dose, respeitando intervalo entre as doses de, no mínimo, 4 horas.
A dose total não deve ultrapassar dois comprimidos de 2,5 mg em um período de 24 horas.
No meu caso quando a crise é muito forte ou mesmo quando tomo o remédio um pouco depois da crise iniciar, pode não ter o efeito desejado e normalmente tenho que buscar outro meio de combater a dor.
Alguns nomes comerciais do cloridrato de naratriptana
Um deles é o naramig, naratrin, naranety, e cloridrato de naratriptana. O Naramig 2,5 mg é apresentado em embalagem contendo 4 comprimidos.
Benefícios de naratriptana em relação a outros medicamentos
O medicamento não será eficaz sempre, mas alguns benefícios pude notar. O organismo se recupera mais rápido no pós crise.
Outro benefício que observo quando tomo naratriptana, é que os efeitos colaterais que ocorrem quando outros medicamentos para dor são ingeridos, como problemas gástricos, azia, com ele não acontece.
Cloridrato de naratriptana não deve ser usado por pacientes com antecedentes de infarto agudo do miocárdio ou cardiopatia isquêmica, angina ou vasoespasmo coronariano, e em pacientes com sintomas severos de doença vascular periférica, além de insuficiência hepática ou renal grave e hipertensão não controlada.
Está longe de naratriptana ser um medicamento ideal para enxaqueca, mas quem tem o problema sabe como é difícil lidar com a dor, e qualquer medicamento ou procedimento que ajude reduzir, interromper ou evitar uma crise, será útil.
Mas é fundamental lembrar, sempre consulte seu médico, converse com ele sobre qualquer medicamento que tenha intenção de tomar, faça um bom acompanhamento do seu caso de enxaqueca para obter os melhores resultados.