Hoje em dia é difícil lembrar de todas as obrigações a risca, assumimos muitos compromissos e afazeres, por isso, muitas vezes esquecemos de coisas importantes, uma delas é tomar os medicamentos no horário certo, conforme manda a bula ou a indicação do médico. Anticoncepcionais, antiinflamatórios, remédios para pressão e principalmente antibióticos precisam ser usados corretamente, tomados na hora marcada, além de tantos outros medicamentos que não podem ser esquecidos. Para não deixar passar a hora de tomar o remédio podemos fazer lembretes pela casa ou usarmos o nosso inseparável smartphone e incorporar um aplicativo que ajuda lembrar.
O aplicativo MediSafe é ideal para administração de todo tipo de remédio. Sua função é lembrar você de tomar seus medicamentos na hora prescrita e com toda a segurança. Ele também permite que você ajude seus familiares também com seus medicamentos.
O melhor de tudo, este aplicativo bastante útil é grátis. Você baixa insere o nome do medicamento, cor, forma, dosagem, lembrete e se quer inserir uma pessoa para ser notificada quando você ou alguém cadastrado esquece de tomar o medicamento. Após estes dados lançados, poderá também incluir data inicial e final, escolher dias e intervalos, ciclos (no caso das pílulas anticoncepcionais), adicione também instruções alimentares (com alimentos, após refeição…)
Outro item que achei interessante foi o “lembrete de recarga” principalmente para quem toma sempre um mesmo medicamento, para pressão, por exemplo, chega um determinado dia vai tomar o remédio, lugar mais limpo, nenhum comprimidinho, este app avisa que está acabando, basta configurar e pronto, por falar nisso, ele avisou que o meu Pressat 5 mg está no final, partiu comprar.
O aplicativo que não deixa você esquecer, mesmo aquele medicamento de gosto ruim, não adianta, ele vai te avisar na hora certa de tomar. Muitas doenças importantes como diabetes, doenças do coração ou até mesmo tratamentos de câncer, tudo será avisado, mas também lembretes para tomar as pílulas anticoncepcionais no caso das mulheres.
A adesão à medicação é um fator crítico para o sucesso de tratamentos e medicamentos. O impacto da não adesão vai muito além da saúde dos pacientes.
Para incluir medicamentos aqui no Brasil ainda é possível apenas digitando o nome, mas certamente, em breve devem disponibilizar a opção de ler o código de barras e inserir muitas outras informações relativas ao medicamento especificamente. Os dados podem ser sincronizados com outros equipamentos.
Se desejar baixar poderá encontrar para Android e iOS.
Eu já estava usando o aplicativo, realizar o cadastro do usuário e de medicamentos é bem simples, bom também para avisar parentes que fazem uso de remédios importantes, além de outras funcionalidades fazem deste um aplicativo muito interessante para seu cotidiano.