Nanorobôs médicos, minúsculos sistemas nanoelectromecânicos artificiais vai mudar 90% dos tratamentos de medicina tradicional, torná-los rápida e mais eficiente, pelo menos é isso o que propõe a equipe de animação de Nanobotmodels, uma empresa ucraniana que direciona seus trabalhos para a área da nanotecnologia.
A aterosclerose é uma doença cardiovascular importante envolvendo o acúmulo de lipídios, células brancas do sangue e outros materiais no interior das paredes das artérias. Uma vez que a calcificação encontra em estágio avançado de aterosclerose aumenta drasticamente as propriedades mecânicas da placa, reduzindo o espaço para a passagem dos elementos circulantes da artéria original, continua a ser um desafio.
As complicações da aterosclerose avançada é crônica, lentamente progressiva e cumulativa. Mais vulgarmente, a placa macia de repente rompe, provocando a formação de um trombo que diminuirão rapidamente ou mesmo vai parar o fluxo de sangue, levando a morte dos tecidos alimentados pela artéria em aproximadamente 5 minutos. Este evento catastrófico é chamado de um infarto. Um dos cenários reconhecidos mais comuns é chamado trombose coronária da artéria coronária, causando um ataque de coração. O mesmo processo em uma artéria do cérebro é comumente chamado de acidente vascular cerebral.
Nanobotmodels, uma empresa de animação ucraniana que direciona seus trabalhos para a área da nanotecnologia, lançou uma pequena peça baseada em um conceito microrobot injetado que por meio de um processo rotacional poderia destruir as placas arteroscleróticas das paredes dos vasos.
Embora emocionante e inspirador, pensamos sobre estes pedaços de colesterol que são desalojadas pelo robô e me pergunto se não haveria outro robô diferente para tentar pegá-los(medGadget).