Mucuna pruriens tem sido usada durante séculos na medicina ayurvédica Indiana. Esta erva, também vulgarmente conhecida como feijão de veludo, usada na doença de Parkinson, também melhora fertilidade, e desempenho sexual, auxilia no funcionamento do cérebro, mas outros benefícios são atribuídos a esta planta, a mucuna dopa é um suplemento que contém a erva, pode ser adquirido no comércio, veja onde comprar, os preços do produto aqui no Brasil e em sites dos EUA e modo de uso. Não confundir com outra substância com algumas propriedades parecidas, a maca peruana.
Um suplemento com a Mucuna pode ser adquirido no comércio, contém os princípios ativo L-Dopa, Colina, nicotina e N-dimethyltryptamina. A L-dopa converte em dopamina, uma importante substância química do cérebro envolvida no humor, sexualidade e movimento físico. M.pruriens tem propriedades antioxidantes e tem sido usado por gerações na Índia para o tratamento da doença de Parkinson, a doença de Parkinson afeta as células nervosas no cérebro que produzem dopamina, causa rigidez muscular, tremores e alterações na fala e na marcha. Como ele funciona bem na doença de Parkinson, está apenas começando a ser avaliada em estudos de investigação em países ocidentais e nenhuma conclusão definitiva pode ainda ser feita.
Médicos e pesquisadores em países ocidentais começam a dar atenção especial para avaliar mais a fundo os benefícios potenciais da mucuna pruriens para uma série de condições, incluindo a doença de Parkinson, a fertilidade, e a melhoria do desempenho sexual. Alguns estudos iniciais em ratos mostram que esta erva melhora a vida sexual, ansiedade, além de proteger o esperma de dano oxidativo.
Um estudo de Kamla Kant Shukla de King George’s Medical University, incluiu 60 indivíduos com problemas de fertilidade e estresse, o tratamento com M. pruriens melhorou significativamente a contagem de espermatozoides e a motilidade. Com base nos resultados deste estudo, pode ser concluído que M. pruriens não apenas reativa o sistema de defesa anti oxidante dos homens inférteis, mas também ajuda na gestão do estresse e melhora a qualidade do sêmen.
Extratos de semente de Mucuna pruriens produziu um aumento significativo e sustentado da atividade sexual de ratos machos normais. A atividade afrodisíaca do estudo condiz com a afirmação de que ela tem sido tradicionalmente usada para o tratamento de desordens sexuais.
Tem sido usado com frequência em pessoas que buscam um equilíbrio do humor, relatam “Ele provoca uma sensação de vivacidade, energia, concentração”.
Outros benefícios relatados
Alguns benefícios que já foram relatados ao usar Mucuna pruriens: Afrodisíaca; antienvelhecimento, melhor sensação de bem-estar, melhora a libido, aumenta níveis de testosterona, em hiperprolactinemia, melhora coordenação motora, aumenta capacidade mental, eleva massa magra e oferece mais força.
Preço do suplemento e onde encontrar
Mucuna pruriens suplemento pode ser encontrado nas lojas de produtos naturais aqui no Brasil, frasco contendo geralmente 120 capsulas, é vendida por volta de R$ 110,00, e também em farmácias de manipulação, já em sites como iherb e vitacost, e lojas de suplementação dos EUA, pode ser encontrado por 8 a 14 dólares. (consulte sempre seu médico sobre qualquer substância que for tomar).
Modo de Usar Mucuna pruriens suplemento
Geralmente indicam começar com uma cápsula por dia, e ajustar a dose conforme necessidade, ideal que não ultrapasse 6 cápsulas por dia. Para obter melhores resultados não tomar com as refeições que tenham grande quantidade de proteína ou em conjunto com a vitamina B-6, uma vez que podem interferir com a absorção do produto.
Importante aviso: Não deve ser usada se a mulher estiver suspeitando de gravidez ou confirmado a gravidez. E se tem uma história de melanoma ou qualquer perturbação da glicose no sangue, tais como diabetes, ou se estiver tomando inibidores da MAO ou qualquer outro medicamento, consulte o seu médico antes de usar.
É sempre aconselhável fazer um acompanhamento com um profissional, para que possa tomar com segurança qualquer suplemento.