A coleta de materiais biológicos fezes e urina não é muito agradável, mas precisa ser realizado para diagnóstico ou acompanhamento de alguma patologia. Muitas vezes quando o paciente tenta defecar ou urinar direto no pote de coleta poderá perder o material ou sujar mãos e o recipiente, se dispensar o material sobre um jornal ou outro vasilhame poderá contaminar as fezes e urina, levando a resultados incorretos. Mas existe no mercado um sistema que simplifica a coleta é prático e evita contaminação, o ColOff, da empresa de mesmo nome, trata-se de um saco plástico biodegradável usado para forrar o assento sanitário, facilitando a coleta e acondicionamento do material no pote de transporte, ele pode ajudar muitas pessoas que necessitam fazer exames que usem espécimes biológicos fezes e urina.
O ColOff é um dispositivo descartável, higiênico, esterilizado, e que traz um maior conforto e facilita a coleta de amostras de fezes e também urina de mulheres, proporciona que a pessoa fique na posição fisiológica, sentado no vaso sanitário. E para pacientes hospitalizados a coleta é facilitada, agilizando o árduo trabalho da equipe de enfermagem.
O sistema de coleta colOff foi criado por Carolina Fagundes, que começou a desenvolver o produto quando sua mãe teve câncer retal e precisava de coletar fezes frequentemente para realizar exames, na época adaptava um saco estéril no assento sanitário. Carolina trabalhava na área da saúde e conhecia também a dificuldade de outros pacientes e também sobre esterilização, o que facilitou a criação do dispositivo, algum tempo depois sua mãe faleceu, então, ela resolveu, junto com seu marido e com apoio de órgãos especializados, aprimorar e lançar o produto.
ColOff melhora as condições de trabalho e eficiência da equipe de trabalho dentro das instituições de saúde, permitindo aos profissionais mais tempo para cuidar de outros pacientes. É conveniente, pois permite que os próprios pacientes possam realizar a coleta na posição fisiológica.
“Fiz uma pesquisa e descobri que não existe padronização de coleta para esse tipo de exame. Os potinhos que usamos não são coletores, são meios de transportar a amostra para o laboratório. Era necessário criar algo que facilitasse a coleta”, relata Carolina.
Realmente, faltava um produto para coleta de fezes, não apenas para o acondicionamento e transporte, e ColOff consegue suprir esta necessidade. E tem bom índice de aprovação em locais que está sendo usado, como Hospital Albert Einstein e rede DASA.
Devido à sua simplicidade, o produto que inicialmente era para coleta de fezes, se mostra eficiente para coleta de urina de mulheres. Também crianças que já conseguem usar o vaso sanitário podem usar, além de pessoas idosas que encontram dificuldade de ficar de cócoras para obtenção do material biológico.
O sistema facilita a coleta para exames como, parasitológico de fezes, sangue oculto nas fezes, exame EAS de urina e cultura, teste de gravidez na urina, além de outros.
Veja no vídeo abaixo, mostra como funciona a coleta passo a passo com colOff.
A empresa informa que o produto já pode ser encontrado no varejo, em algumas farmácias e em distribuidoras de material médico hospitalar.
Veja como usar colOff neste folder.