A redução dos níveis de açúcar no sangue ocorreu de forma significativa em um grupo de homens com diabetes diagnosticado a mais tempo, quando dois ou mais diabéticos cuidavam juntos das ações para controle da doença, o apoio do colega foi decisivo para esta redução dos níveis de glicose, segundo um novo estudo publicado no Archives of Internal Medicine.
O emparelhamento de pessoas com diabetes que estão lutando para controlar seus níveis de açúcar no sangue frequentando as sessões semanais de apoio pode ser uma maneira eficaz e barata para ajudar a controlar a doença, dizem os pesquisadores.
“Isso é equivalente a adicionar uma nova medicação oral anti-hiperglicêmicos, uma diferença clinicamente significativa”, disse Heisler, que também é professor adjunto da medicina interna e comportamentos de saúde e educação em saúde da Universidade de Michigan Medical School.
O estudo, e a simples observação de vários casos, nos leva a concluir que o diabetes pode ser melhor controlado quando buscamos pessoas com o mesmo problema, ou grupos de pessoas para que se ajudem, lembrando sobre alimentação, realização de exames, medicação. Grupos independentes na própria cidade, equipe de apoio das secretarias municipais de saúde com o programa para diabéticos (se bem estruturado), colegas de trabalho, são fontes de ajuda.
Também acredito que sejam fontes de ajuda as redes sociais, como Facebook, Orkut, twitter e tantas outras. Sites especializados, como o da Sociedade Brasileira de Diabetes SBD, são ferramentas importantes para ajudar no controle do diabetes.