O hormônio luteinizante, também conhecido como LH, uma substância glicoprotéica produzida pela hipófise que é lançado na corrente sanguínea de forma pulsátil a cada intervalo de 10 a 20 minutos, podendo oscilar durante o dia. Utilizado para avaliar a função gonadotrófica hipofisária anterior, diferenciação sexual e fertilidade. Veja como coletar o sangue no laboratório para fazer o teste, jejum, orientações sobre medicamentos em uso e resultado do exame.
No homem, o LH estimula as células de Leydig dos testículos, com consequente liberação de testosterona. Na mulher o LH induz a ovulação. A análise deste hormônio está indicada no diagnóstico da ovulação, no hipogonadismo primário e na puberdade precoce. É possível dosar esse hormônio em pools de amostras colhidas durante algum tempo. Seus pulsos são mais evidentes que os do hormônio foliculoestimulante (FSH).
Coleta do sangue para fazer o exame LH
A coleta do sangue pode ser feita em qualquer laboratório de análise clínicas na sua região, sendo que o ideal é realizar um pequeno jejum de 4 horas antes da coleta do material biológico. O sangue será coletado da veia do braço. Planos de saúde cobrem a realização do mesmo.
Orientações para a realização do exame LH – Medicamentos em uso
Não deixe de informar ,quando realizar seu cadastro no laboratório para fazer o teste LH, as medicações que estiver usando, principalmente esteróides, se faz reposição hormonal, se está na menopausa e a data da última menstruação, além do motivo do médico ter solicitado o exame.
Com quantos dias o resultado do teste será liberado
Normalmente os laboratórios liberam o resultado, para visualizar na internet ou para retirar na recepção, dentro de 1 a 3 dias, podendo demorar um pouco mais se o material for encaminhado para realização em laboratório de apoio, verifique na recepção do local que coletou o sangue, se realizam este procedimento.
Valores aumentados podem ser encontrados em hipogonadismo primário, menopausa, fase lútea do ciclo menstrual, tumores produtores de GnRH, doença do ovário policístico.
Valores diminuídos podem ser encontrados em hipogonadismo secundário (insuficiência hipotalâmica, se responder a estímulo com GnRH; insuficiência pituitária, se não houver resposta).
Valores de referência para o exame LH
Os valores normais do LH realizado por quimioluminescência:
Para o sexo feminino
Pré Púberes: até 0,2 mUI/mL
Fase Folicular: 1,9 a 12,5 mUI/mL
Pico Ovulatório: 8,7 a 76,3 mUI/mL
Fase Lútea: 0,5 a 16,9 mUI/mL
Pós menopausa: 15,9 a 54,0 mUI/mL
Para o sexo Masculino
Pré Púberes: até 0,3 mUI/mL
Adultos: 1,5 a 9,3 mUI/mL
Veja também as principais causas da infertilidade feminina e exames de FSH e LH.