Uma iniciativa do programa nacional DST e Aids o fórum virtual de DST e Aids está sendo lançado hoje. O fórum tem como objetivo unir os vários segmentos da sociedade em torno deste importante assunto, buscando colocar em discussão várias dúvidas, descobertas, ações previstas e em andamento, além de expor experiências nesta área.
Os mediadores que iniciam as atividades neste fórum, para tornar o debate ágil e proveitoso:
Acioli Neto é sociólogo, pós-graduado em Tanatologia, Existencialismo, Dinâmica de Grupo e Gestão Hospitalar. Fundador da ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero. Há oito anos, coordena o Programa Municipal de DST e Aids do Recife, em Pernambuco.
Fernando Seffner é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua área de pesquisa é educação, sexualidade e relações de gênero, em particular na interface com as políticas públicas de saúde.
Kátia Edmundo é psicóloga social, coordenadora-executiva do Centro de Promoção da Saúde, organização da sociedade civil que atua na prevenção das DST/Aids e promoção da saúde em comunidades populares.
Gestores e profissionais de saúde, disseminadores de informação, pesquisadores, laboratoristas realizadores de exames de HIV e demais pessoas que tenham interesse sobre o tema AIDS e outras doenças de transmissão sexual, podem participar deste momento, será uma troca de experiências para melhorias de vários segmentos das políticas de prevenção e atenção ao portadores de doenças.
Temas que já estão em debate no fórum:
- Informação muda comportamento?
- Tecnologias biomédicas: medicar é prevenir?
- O CTA pode ajudar no acesso universal à prevenção?
- Quebrando tabus: DST/aids é assunto para crianças e jovens?
- Acesso ao teste de HIV: onde estão as oportunidades?
- De quem é a decisão de se prevenir?
- A sociedade civil e o acesso universal à prevenção
Para participar postando tópicos basta criar uma conta e entrar com seu login e senha.
O trabalho participativo de construção de ideias e propostas prossegue até o dia do Encontro Nacional sobre Prevenção das DST/Aids no dia 29 de abril com transmissão pela internet. Momento em que especialistas em prevenção devem realizar um grande debate sobre o Programa Nacional de DST e Aids, em Brasília, com as principais contribuições do fórum.