Uma iniciativa do programa nacional DST e Aids o fórum virtual de DST e Aids está sendo lançado hoje. O fórum tem como objetivo unir os vários segmentos da sociedade em torno deste importante assunto, buscando colocar em discussão várias dúvidas, descobertas, ações previstas e em andamento, além de expor experiências nesta área.
Os mediadores que iniciam as atividades neste fórum, para tornar o debate ágil e proveitoso:
Acioli Neto é sociólogo, pós-graduado em Tanatologia, Existencialismo, Dinâmica de Grupo e Gestão Hospitalar. Fundador da ONG Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero. Há oito anos, coordena o Programa Municipal de DST e Aids do Recife, em Pernambuco.
Fernando Seffner é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sua área de pesquisa é educação, sexualidade e relações de gênero, em particular na interface com as políticas públicas de saúde.
Kátia Edmundo é psicóloga social, coordenadora-executiva do Centro de Promoção da Saúde, organização da sociedade civil que atua na prevenção das DST/Aids e promoção da saúde em comunidades populares.
Gestores e profissionais de saúde, disseminadores de informação, pesquisadores, laboratoristas realizadores de exames de HIV e demais pessoas que tenham interesse sobre o tema AIDS e outras doenças de transmissão sexual, podem participar deste momento, será uma troca de experiências para melhorias de vários segmentos das políticas de prevenção e atenção ao portadores de doenças.
Temas que já estão em debate no fórum:
- Informação muda comportamento?
- Tecnologias biomédicas: medicar é prevenir?
- O CTA pode ajudar no acesso universal à prevenção?
- Quebrando tabus: DST/aids é assunto para crianças e jovens?
- Acesso ao teste de HIV: onde estão as oportunidades?
- De quem é a decisão de se prevenir?
- A sociedade civil e o acesso universal à prevenção
Para participar postando tópicos basta criar uma conta e entrar com seu login e senha.
O trabalho participativo de construção de ideias e propostas prossegue até o dia do Encontro Nacional sobre Prevenção das DST/Aids no dia 29 de abril com transmissão pela internet. Momento em que especialistas em prevenção devem realizar um grande debate sobre o Programa Nacional de DST e Aids, em Brasília, com as principais contribuições do fórum.

Bom dia, quero saber se existe risco para mim, minha mulher apos separação, alega ter ficado sem relação por anos até hoje, mas tem exames de 01 ano apos separação com a presença de Diplococos Gram Negativos, e um ano apos isso com Trichomonas Vaginalis, ambas são DSTs, poderiam ter ficado incubadas pelo contagio com seu ex-marido, ou ela teve contagio posterior? Hoje eu corro algum risco?
[…] nacional DST e Aids o fórum virtual de DST e Aids está sendo lançado hoje. fique por dentro clique aqui. Fonte: […]
[…] nacional DST e Aids o fórum virtual de DST e Aids está sendo lançado hoje. fique por dentro clique aqui. Fonte: […]