Não é raro ir a um laboratório realizar exame de sangue e voltar para casa com um hematoma no braço no local onde foi retirado o sangue para testes laboratoriais. O braço roxo após coleta de sangue é um transtorno para o cliente, ligeiramente dolorido, chegando a casos mais extremos em que a dor e ardência causados pela picada da agulha são tão fortes que a pessoa não consegue desenvolver suas atividades. Saiba que o problema pode não ser simplesmente um erro de punção do agente coletador, veja as causas de um braço roxo após coleta de sangue.
O hematoma é o resultado de algum trauma na veia, e o sangue sai (equimose) para os tecidos em volta do vaso sanguíneo causando um inchaço, um aspecto roxo no local, geralmente ocorre em pessoas que anatomicamente as veias estão localizadas em partes mais profundas, ou são de calibre mais fino, dificultando a coleta em alguns casos.
Outro motivo que pode causar hematoma no local da punção é devido ao uso de fármacos como anticoagulantes e aspirina.
Pode causar o aspecto arroxeado muita pressão no braço, ou uma falta de boa compressão no local que foi introduzido a agulha para retirada do sangue.
Muitas vezes observamos que as pessoas, principalmente as mulheres, saem da sala de coleta de sangue e imediatamente pegam a bolsa, ou suas bolsas e sacolas, no braço que foi retirado o sangue, em outros casos pegam o filho pequeno nos braços, e não é raro quando voltam para buscar seus resultados de exames relatam que o local ficou um pouco roxo. O peso causa uma pressão na região da coleta causando extravasamento do sangue para tecidos adjacentes.
Como podemos prevenir e evitar o surgimento de um hematoma após retirada de sangue
- Pressione o local onde foi introduzido a agulha por 2 a 3 minutos,
- Evitar dobrar o braço por alguns minutos depois da retirada do sangue,
- Evite carregar peso, sacola, bolsas, crianças ou outros objetos,
- Não massagear o local da retirada do sangue.
O hematoma desaparece naturalmente, mas para acelerar o processo podemos usar uma bolsa de água morna 3 a 4 vezes por dia. Pode ser usado também Hirudoid Gel 4 vezes por dia.