Normalmente infecções de ouvido são frequentemente diagnosticadas lançando mão de equipamentos especializado para avaliar a mobilidade do tímpano. Porém, em breve será possível investigar fluidos no ouvido médio usando aplicativo no celular, veja mais detalhes.
Quando encontramos líquidos no ouvido médio, é forte indicação de que existe uma infecção no ouvido, o que leva a uma reduzida mobilidade do tímpano. Foi desenvolvido um sistema para facilitar a detecção de fluido do ouvido médio, para isso, usa o microfone e o alto-falante dos aprelhos celulares que emitem som e os mesmos analisam seu reflexo (eco) que retorna do tímpano.
Como funciona o sistema de detecção de fluidos no ouvido médio
O sistema proposto pela equipe de pesquisadores da Universidade de Washington requer um smartphone e um pequeno cone de papel., apenas isso.
A pessoa segura o cone no ouvido externo e, em seguida segura a extremidade do microfone e alto-falante do smartphone encostando no cone.
O aplicativo emite um ruído, que passa pelo cone. As ondas sonoras saltam do tímpano e voltam a ser apanhadas pelo microfone do telefone.
O som que retornou é submetido a análise de um algoritimo no app e um resultado é liberado na tela do celular.
A capacidade de detecção do aplicativo
O app para celular se mostrou mais eficaz do que o tradicional sistema de reflectometria acústica disponível hoje em dia.
O conjunto diagnóstico poderia ser facilmente operado por pais de pacientes sem necessidade de treinamento médico para esta finalidade.
A ferramenta de triagem fornece resultados fortemente positivos, colaborando no diagnóstico de infecções de ouvido.
Doenças diagnosticadas
Ao observar a presença de certo líquido no ouvido médio aponta fortemente para diagnósticos de duas das doenças mais comuns do ouvido em crianças: otite média aguda e otite média com efusão.
Busca detectar se existente fluido do ouvido médio, avaliando a mobilidade do tímpano.
Depois de vários estudos realizados,foram feitas avaliações em 98 pacientes em um centro cirúrgico pediátrico com resultados confiáveis.
Os resultados obtidos usando o aparelho celular
Observaram no resultado das avaliações uma área sob a curva (AUC) de 0,898 para o algoritmo de aprendizado de máquina baseado em celulares.
Ao comparar com a reflectometria acústica comercial, que precisa de equipamentos personalizados, alcançou uma AUC de 0,776.
Por fim, observando os resultados do uso do aplicativo, encontrou 85% de sensibilidade e 82% de especificidade, comparável às medidas de desempenho publicadas para timpanometria e otoscopia pneumática.
Além disso, resultados parecidos foram identificados ao testar vários tipos de equipamentos celulares, indicando que a variação de aparelhos não será problema para o diagnóstico.
O sistema utilizado para detectar a presença de fluido no ouvido médio pode ser facilmente transmitida a todas as classes sociais, pois hoje, quase todo mundo tem seu equipamento celular e o pequeno pedaço de papel é de fácil construção.
Quando diagnosticada, as infecção presente no ouvido pode ser facilmente tratada com observação ou antibióticos. O fluido pode ser monitorado ou drenado por um médico para aliviar os sintomas de dor ou perda auditiva. Uma triagem rápida em casa pode ajudar os pais a decidirem se precisam ou não levar o filho ao médico.