As longas distâncias que separam muitos brasileiros dos grandes centros de ensino e pesquisa fazem com que as escolas busquem maneiras de se aproximarem dos alunos para levar a eles a informação de maneira rápida, sem a exigência de que estes estudantes tenham que se deslocar até os pólos de ensino, para terem contato com as novidades tecnológicas, abandonando o posto de serviço e a família.
Uma das maneiras mais práticas é o ensino a distância via internet, sobre os quais sempre dou dicas e aponto algumas instituições que desenvolvem este tipo de ensino. O Telelab, para profissionais da área de diagnóstico laboratorial e hemocentros, é um exemplo, sobre o qual já comentei e publiquei uma relação de cursos oferecidos, é uma boa opção de estudo na área da saúde.
Da primeira vez, falei como ocorre o funcionamento, e como solicitar o curso a distância do Telelab, desta vez vou falar um pouco sobre a implantação e desenvolvimento do curso.
A implantação dos cursos do Telelab ficam a cargo da instituição que se inscrever, sendo a coordenação local responsável pela divulgação e instalação.
Depois de solicitado o curso, obedecendo aos pré-requisitos que ditam quais deles devem ser feitos primeiro, para proporcionar uma seqüência natural de ensino, (na próxima fase as opções de cursos se tornam mais abrangentes), é um momento importante para identificar dentro do grupo de trabalho quais são as principais deficiências e quais devem ser priorizadas, escolhendo o curso que mais se adequar a esta necessidade. Ao receber as fichas de inscrição, o grupo preenche e envia de volta a coordenação nacional do Telelab.
O pré-teste é a primeira avaliação, para conhecer o perfil e nível de entendimento do assunto, útil para posteriores adequações de programa, feito isso, irá começar a estudar o manual do aluno e assistir o DVD contendo resumo e algumas informações adicionais.
Alunos e coordenação podem avaliar a melhor maneira de estudar, e tirar as dúvidas. Depois estudar e assistir o DVD, é hora de fazer o pós-teste, que será enviado pelo coordenador do grupo de estudo, diretamente para a coordenação do Telelab.
Hoje, todo processo de solicitação, preenchimentos de fichas, consulta de resultados, pode ser feito diretamente pela página de administração do curso, via internet.
O sistema de Educação a Distância Telelab, é oferecido gratuitamente pelo Programa Nacional de DST/ AIDS, do Ministério da saúde.