Li no G1, vai sem link, e também no Blog do Igor, prefiro linkar ele, que a empresa intel oficializou a sexta-feira como sendo o dia semanal sem email. Ao perceber que as pessoas estavam enviando comunicados aos colegas de trabalho, até mesmo aqueles que possuem seu postos de serviço ao lado, deixando de exercer o contato pessoal, tornando a informação desumanizada até mesmo para aqueles que se cruzam pelo corredor várias vezes por dia. Tenta desta forma trazer de volta o calor humano, contato pessoal, o olhar, a palavra proferida.
Tenho percebido que as empresas, inclusive a que eu trabalho, imaginem a comunicação dentro de um hospital, promovem uma burocratização da informação por meio de CI, Ofício, email interno, até mesmo para assuntos sem nenhuma necessidade de oficializar, é uma robotização, tornando, muitas vezes, o ambiente frio. “Te mandei um email“.
O contato mais próximo entre as pessoas faz parte de um conjunto de ações para tornar o ambiente de trabalho menos estressante, mais humanizado, evitando surgimento de doenças relacionadas ao trabalho.
As empresas estão evoluindo a passos largos em processos de trabalho, modernização, pesquisas, análises de mercado, e muitas vezes se esquecem que o grande problema é a comunicação, na verdade a falta dela, e quando acha que existe, neste caso dos emails, rotinizam tanto que se esquece do maior patrimônio da instituição, o ser humano.
O trabalhador não pode adoecer em função do trabalho e sim ser feliz em relação a ele.