Muitas situações podem afastar o bebê de sua mãe logo após o nascimento, mas no hospital Cedars-Sinai em Los Angeles, a equipe de saúde busca reduzir na mãe e no bebê o estresse, dúvida e a tristeza por estarem separados momentaneamente, usam a tecnologia do iPad para mantê-los mais próximos até a volta definitiva do bebê para os braços de sua mãe.
O hospital permite que as mães, para não perderem vínculo com seus recém-nascidos logo após o parto, possam usar um iPad para verem o bebê. Assim, mesmo quando mãe e filho estão internados em diferentes andares podem se ver, mais vezes, mesmo que seja virtualmente, naquele momento.
Um programa, conhecido como BabyTime, permite que as mães possam visitar seus bebês e manter contato com equipe médica em uma conexão de Internet segura.
O chefe da UTI Neonatal do hospital disse: “20 a 30% das mães que são submetidas a cesariana não se sentem bem o suficiente para estarem percorrendo o trajeto de seu leito até a unidade de terapia intensiva nas primeiras 24 a 48 horas”.
Assim, quando bebê está internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, um iPad é colocado ao lado de incubadora do bebê e um segundo iPad é entregue para a nova mãe, que pode entrar em BabyTime duas vezes por dia para ver seu bebê e se comunicar com a equipe médica.
Mesmo não sendo possível ter o bebê no colo, só de ver com meus próprios olhos e falar com ele já é bem melhor, disse uma mãe.
Portanto, a tecnologia certamente aproxima mãe e bebê neste difícil momento, reduzindo ansiedades, e estresses e informando melhor a mãe, tornando este afastamento temporário menos doloroso para ambos.