Homens com uma estatura elevada podem ter maior risco de desenvolverem câncer de próstata que outros de menor estatura. Uma pesquisa realizada na Universidade de Bristol pela equipe de Luisa Zuccolo, publicada em periódicos de câncer, observou que entre 9000 homens com e sem câncer de próstata, o risco de desenvolver a doença aumentou 6%, por cada 3,9 centímetros de altura em relação ao menor homem participantes do estudo.
Os estudos não foram definitivos, mas acredita-se que a altura possa ser mais um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de próstata, mesmo sabendo que este risco é muito pequeno perto dos tradicionais, como, envelhecimento, etnia, história familiar, que ainda são os mais importantes para esta patologia.
Outra evidência encontrada pela equipe de Zuccolo foi o encontro de tumores mais agressivos no grupo de homens que apresentavam a doença e eram mais altos.
Os próprios pesquisadores acreditam que este risco não deva interferir em casos de decisão médica em função de um maior cuidado dos pacientes que pertençam a este grupo, pelo menos por enquanto, mas cientificamente é uma descoberta importante.
A boa alimentação, exercícios, o exame Toque retal para homens a partir dos 40 anos, PSA, pelo menos uma vez por ano, continuam sendo a melhor estratégia para se defender desta doença.