LaboratórioHaemophilus Ducreyi, coleta do material da ferida em lâmina...

Haemophilus Ducreyi, coleta do material da ferida em lâmina para exame direto

O exame para pesquisa de Haemophilus Ducreyi na ferida tem indicação no diagnóstico diferencial de DST quando existe alguma suspeita de cancro mole, também conhecido como, cancróide ou cavalo. O exame direto é realizado analisando no microscópio a lâmina do material colhido da ferida.

Haemophilus ducreyi é um microrganismo Gram negativo, ele é patogênico para o homem, sendo o responsável pelo cancro mole, uma doença sexualmente transmissível. Este microrganismo não produz toxinas. Porém o teste tem baixa sensibilidade (6% a 63%) e especificidade (52% a 99 %).

Haemophilus ducreyi

Haemophilus ducreyi é altamente contagiosa, tem o poder de penetrar na pele através de microscópicas feridas.

Normalmente a incubação do cancro mole é de 4 a 10 dias. Entretanto, já foi identificado caso de lesões que surgiram no dia seguinte e outros que apareceram depois de 30 dias.

No início surge uma lesão avermelhada, que evolui para uma ferida com pus, depois em uma úlcera, e finalmente a lesão típica do cancroide.

Coleta do material na ferida suspeita

A coleta do material será realizada usando um swab estéril ou alça descartável. Deve ser raspado levemente a superfície da lesão até começar a sair a serosidade.

Depois é feito um esfregaço na lâmina previamente identificada. Este esfregaço precisa ser realizado fazendo movimentos em espiral, sempre no sentido de dentro para fora.

O agente coletador deverá evitar passar o swab duas vezes no mesmo local da lâmina. Depois disso a lâmina ficará secando por um período.

Deverá ser coletado pelo menos 2 lâminas para realização do exame.

O material presente na lâmina é corado pelo método gram e depois de secar é analisado no microscópio.

O resultado do teste normalmente é liberado no dia seguinte a coleta do material.

Exame complementar ao diagnóstico clínico da doença sexualmente transmissível (DST) cancro mole. O teste é relativamente limitado por ter baixa sensibilidade e especificidade.

A doença tem cura, mas precisa ser tratada de forma correta com os medicamentos indicados pelo médico. Entretanto, se não tratado, o cancro mole leva a cicatrizes permanentes no órgão genital dos homens, além de complicações e infecções sérias nas mulheres.

Silvano Vilela
Silvano Vilelahttps://www.plugbr.net/about/
Farmacêutico Bioquímico. Escreve sobre exames laboratoriais, testes de farmácia e tecnologia em saúde. Compartilha neste site que fundou em 2006 as experiências adquiridas dentro de um hospital.
Subscribe
Avisar para
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Entenda fácil

Neutrófilos no resultado do exame de sangue hemograma

Os neutrófilos são um tipo de células brancas do sangue

Bilirrubina direta alta, veja causas do exame alterado

Bilirrubina direta alta, entenda causas do exame de sangue alterado

Sulfadiazina de prata pomada nas queimaduras e outros usos

Pomada sulfadiazina de prata é um medicamento tópico utilizado no tratamento de queimaduras.

Não deixe de ler

spot_img

Você pode gostarFácil
Simples, para que todos entendam

0
Já leu nosso texto e ainda ficou com dúvida?x